Clássico incontornável da literatura brasileira, “Vidas Secas” (1938), de Graciliano Ramos (1892-1953), ganha em 2025 nova adaptação para os quadrinhos sob as mãos de Fernanda Baukat (roteiro) e José Aguiar (ilustrações), dupla elogiada e conhecida na Nona Arte do Paraná por trabalhos como “Debaixo d’água”.
A HQ de 160 páginas tem previsão para lançamento em 9 de maio pela editora Nemo. Mas já está em pré-venda a R$ 84,90 (impresso) e R$ 59,9 (e-book). A novidade foi antecipada pelo canal Fora do Plástico em sua conhecida rodada de lives.
Para quem não conhece, “Vidas Secas” apresenta a jornada de Fabiano, sinha Vitória, seus filhos e a cadela Baleia pelo sertão árido, enfrentando a seca implacável e a opressão social. A narrativa concebida pelo escritor alagoano é conhecida pela concisão e aridez, tal como o espaço inóspito do sertão brasileiro. É uma das obras-primas literárias.
“Mantendo a essência do romance original, a adaptação utiliza traços expressivos, composições dinâmicas e uma paleta de cores contida para traduzir em imagens o silêncio, a dureza e a resiliência dos personagens. A graphic novel não apenas transpõe a história para os quadrinhos, mas também dialoga com sua estética e atmosfera, oferecendo uma experiência visual intensa e emocionante”, diz a descrição do gibi.
“Passar do verbal para o visual, traduzir palavras por traços e cores a partir do legado literário de Graciliano Ramos, parece uma empreitada quase impossível. Mas o resultado desta HQ é surpreendente. Com imagens expressivas e uma narrativa que ressignifica a estética do romance, a adaptação recria, com força e sensibilidade, a aridez da paisagem e a dureza da existência de seus personagens”, do Posfácio, assinado por Wander Melo Miranda, professor emérito da Faculdade de Letras da UFMG, membro da Academia Mineira de Letras.
Autores
Fernanda Baukat é mestra em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal do Paraná, onde também é graduada em Letras Alemão e Português, além de ser graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Atua como produtora cultural nas áreas de histórias em quadrinhos, eventos culturais e interculturais, exposições e teatro. É coautora da coleção de livros Arte e você (Positivo). Também é professora de alemão e português como língua estrangeira.
José Aguiar é mestre em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Premiado quadrinista, também publicado na Europa. Indicado ao Prêmio Jabuti pelos seus livros Reisetagebuch – uma viagem ilustrada pela Alemanha, Coisas de adornar paredes, A infância do Brasil e CWB. Este último também foi finalista do Prix BD Alternative do Festival de Angoulême, na França. Sua tira de humor Nada com coisa alguma é publicada no jornal O Globo. Escreveu sobre cultura pop na Folha de S.Paulo e no site Omelete, e o livro Narrativas gráficas curitibanas, resgate da história dos quadrinhos, charges e cartuns em sua cidade natal. Autor também da webcomic adolescente Malu.