Com início das oficinas nesta terça-feira, 2 setembro, o Femucic – Festival de Música Cidade Canção está em sua 46ª edição, valorizando a música brasileira em toda a sua riqueza de ritmos, promovendo compositores e intérpretes independentes e formando novas plateias. Serão duas semanas de atividades em Maringá.
O encerramento será em grande estilo, no próximo dia 13 de setembro (sábado), no Teatro Calil Haddad. Abertura com a Orquestra Jovem Sesc Paraná, que é talento maringaense, e show da artista nacional Zélia Duncan, uma das grandes vozes na música brasileira, com seus timbres graves, composições e canções marcantes ao longo de quatro décadas de atividade musical.
Na Cidade Canção, Zélia trará o show “#BAILÃO ZD”, acompanhada de sua banda. Segundo a assessoria, o repertório é recheado por músicas de todas as fases de sua carreira, entre composições próprias, canções de seu repertório afetivo e hits colecionados em sua trajetória de sucesso, entre elas “Catedral”, “Alma”, “Nos Lençóis Desse Reggae”, “Lá vou eu”.
No palco, a cantora e compositora é acompanhada por Ézio Filho (direção musical e baixo), Webster Santos (violão, guitarra e cavaco), Léo Brandão (teclado e acordéon), Christiano Galvão (bateria), além de Senhorita Paola e Luanah Jones nos vocais. Uma apresentação recheada de sucessos e surpresas, pra todo mundo cantar, curtir e dançar.

Trajetória
Zélia Duncan começou a cantar profissionalmente em 1981 e tornou-se nacionalmente conhecida com a música Catedral, em 1995, após gravar na WEA Music.
Ao longo de 40 anos de carreira lançou 15 discos, 5 DVDs solo, ganhou vários prêmios, discos de ouro e de platina, participou de trabalhos junto a grandes nomes da música brasileira, realizou vários projetos importantes. Entre eles o CD e DVD “Eu me transformo em Outras”, fez parte da nova formação do grupo Os Mutantes (2007), gravou o DVD ‘Amigo é casa’ com a cantora Simone (2008), atuou como atriz em ‘Totatiando (2011), ‘Alegria, Alegria’ (2017) e ‘Mordidas’ (2018).
Zélia gravou o CD ‘Tudo Esclarecido’ (2013), com parte da obra de Itamar Assumpção. Lançou um CD de sambas intitulado ‘Antes do Mundo Acabar’ (2015) – com músicas de Dona Ivone Lara, Moacyr Luz, Pretinho da Serrinha, Paulinho da Viola, além de parcerias dela com Xande de Pilares, Arlindo Cruz, Ana Costa e Zeca Baleiro. Homenageou Milton Nascimento no disco Invento +, acompanhada somente pelo maestro e cellista Jaques Morelenbaum. Em 2019, após dez anos sem um disco pop autoral, lança Tudo É Um, quando mais uma vez concorreu ao Grammy Latino. No mesmo ano, com a parceira musical Ana Costa, lança o álbum-manifesto, “Eu Sou Mulher, Eu Sou Feliz”, reunindo 16 cantoras e instrumentistas mulheres.
Entre 2015 e 2017, foi colunista semanal do jornal O Jornal O Globo. Também em 2015, passou a assinar o roteiro do Prêmio da Música Brasileira, por 5 anos consecutivos.
Em 2020 gravou com Pedro Franco, o álbum “Minha Voz Fica”, com músicas de Alzira E, lançado em fevereiro de 2021. Ainda em 2020 compôs 15 músicas com Juliano Holanda e gravou em casa o álbum “Pelespírito”, lançado em maio de 2021.
Desde então, Zélia vem percorrendo o Brasil comemorando seus 40 anos de carreira.

Programação
Com caráter não competitivo, o Femucic promovido pelo Sesc PR seleciona, anualmente, artistas de diferentes regiões do país que desenvolvem trabalhos autorais, em uma ampla diversidade de gêneros e estilos. O objetivo é valorizar a música brasileira em toda a sua riqueza de ritmos, promover compositores e intérpretes independentes e formar novas plateias. O evento recebe o apoio da Prefeitura de Maringá e promoção da RPC.
Entre 2 e 5 de setembro, serão realizadas as oficinas de música, voltadas para músicos de diferentes níveis de formação. Todas as oficinas são gratuitas, com vagas limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line.
Entre os dias 10 e 12 de setembro, a cidade recebe a mostra das músicas selecionadas via edital, no Teatro do Sesc Maringá, com artistas de diversas partes do país. A abertura será com o show de Vanessa Moreno e Salomão Soares.
Além dos espetáculos nos teatros, o festival se espalha pela cidade com apresentações abertas em espaços públicos, escolas e empresas da região.
Ingressos
Os shows no Teatro Sesc Maringá e Teatro Calil Haddad têm ingressos solidários: a entrada é feita mediante doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.
- Retirada de ingressos:
- A partir de 6 de setembro: exclusivo para quem possui Credencial Plena do Sesc (trabalhadores do comércio, dependentes e empresários);
- A partir de 8 de setembro: público geral, caso haja ingressos remanescentes.
- Limite: 2 ingressos por pessoa (CPF).
Local de retirada: Sesc Maringá (Av. Duque de Caxias, 1517 – Zona 7).
Serviço
13 de setembro (Sábado)
Show de Encerramento:
Orquestra Jovem Sesc Maringá
+
Show de Zélia Duncan
Local: Teatro Calil Haddad
Horário: 20h
Mais informações: www.sescpr.com.br/femucic