Decorações criativas para renovar quartos infantis e estimular aprendizado e autonomia

O Maringá

Foto: Divulgação

Especialista destaca o valor do ambiente para o desenvolvimento infantil e propõe dicas para transformá-lo com soluções que permitem a interação e o aconchego

O quarto é o primeiro e o último ambiente que visitamos todos os dias. Para as crianças, o espaço é muito mais que um local para dormir ou estudar — é uma oportunidade para exercitar a criatividade, brincar e explorar seu entorno. Por isso, não podem faltar estímulos sensoriais, cores e texturas que incentivem a curiosidade e estimulem a imaginação. 

A arquiteta do Grupo A.Yoshii, Juliana Meda, ressalta a importância do quarto no desenvolvimento infantil, enfatizando que a decoração pode transformar o ambiente em um espaço lúdico. “O quarto infantil tem um impacto extraordinário no desenvolvimento da criança, influenciando não apenas o bem-estar físico, mas também emocional e cognitivo. A decoração desempenha um papel fundamental ao criar um ambiente recreativo e alegre, onde o menor se sinta livre para explorar”, destaca.

Confira algumas sugestões de quartos infantis dos empreendimentos da A.Yoshii:

  1.     Decoração temática (Icon – Campinas)

“Promover um ambiente onde a criança se sinta ‘em casa’ dentro do próprio quarto auxilia em diversos aspectos. Uma decoração temática, harmonizada com brinquedos e enfeites, favorece o desenvolvimento cognitivo e o bem-estar”, explica Juliana. No decorado do empreendimento Icon, em Campinas (SP), o quarto se destaca com a utilização de quadros, enfeites e brinquedos de dinossauro, estimulando a criatividade infantil. 

A decoração do quarto infantil deve considerar a altura das crianças, oferecendo soluções que estejam ao alcance do seu olhar. Uma opção prática são as prateleiras mais baixas para livros e outros objetos, permitindo que eles estejam ao alcance das mãos. Isso promove a curiosidade e facilita o acesso aos itens, incentivando a autonomia dos pequenos.

  1.     Unindo amor e responsabilidade (Vision – Maringá)

Um aspecto importante para o desenvolvimento social infantil é a responsabilidade, que pode ser enfatizada a partir da decoração e do planejamento do quarto. Para as crianças que adoram cachorros, o Vision, em Maringá (PR), traz a ideia perfeita: além do papel de parede com imagens de cachorros, a decoração inclui um tapete em formato de osso e uma caminha para o pet ao lado da cama da criança. A decoração temática também é uma forma de valorizar a personalidade da criança e torná-la mais inserida no ambiente, utilizando gostos, cores, personagens, atividades, esportes e brincadeiras que ressaltam a individualidade dos pequenos. 

  1.     Móveis e objetos adequados à criança (Casa Cambuí – Campinas)

Como um espaço que impacta diretamente no desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças, é crucial que os móveis e objetos sejam seguros e ergonômicos, promovendo a saúde e o bem-estar. Em Campinas (SP), o decorado do Casa Cambuí apresenta um ambiente confortável, com móveis que proporcionam sensação de aconchego e segurança. Cadeiras e mesas mais baixas ou pufes adequados ao tamanho das crianças são boas opções, garantindo autonomia na hora de sentar e levantar.

  1.     Paredes coloridas têm impacto significativo (Solaia–Curitiba)

As cores desempenham um papel importante em questões como qualidade do sono, relaxamento, estímulo da criatividade e energia. Para as crianças, a escolha das cores pode transmitir diversas sensações. No lançamento Solaia Garden Home Resort, em Curitiba (PR), o decorado apresenta um quarto infantil com paredes em tons de verde, proporcionando um sentimento de calma. 

Ainda, elementos lúdicos, como a estampa de dinossauro, podem ser o ponto focal no quarto infantil. Por mais que seja desenhada, a parede é minimalista, com tons suaves e neutros, incorporando elementos sensoriais que estimulam a criatividade sem exagerar. 

  1.     Boa luminosidade (Horizon–Maringá)

A iluminação é fundamental para qualquer cômodo, capaz  de transformar ambientes. Para um quarto infantil, usar a criatividade na escolha dos tipos de luminárias, abajures e lustres pode agradar muito as crianças. Em Maringá (PR), o Horizon possui um decorado com luminárias em formato de borboleta, trazendo toques de beleza, feminilidade e delicadeza.

Sair da versão mobile