Na manhã desta sexta-feira (14), em solenidade promovida no Tiro de Guerra de Londrina, a Guarda Municipal (GM) realizou a formatura de 60 novos guardas contratados através do último concurso do órgão, regido pelo Edital nº 076/2022.
A cerimônia marca a conclusão de um curso de formação de sete meses de duração. Nesse período, os alunos passaram por diversos treinamentos relativos a primeiros socorros, técnicas de abordagem, armamento e tiro, procedimentos de fiscalização de trânsito e simulado de desastres naturais, entre outras atividades. No total, os novos guardas receberam 2288 horas de instrução, sendo 1738 presenciais e 550 na modalidade de ensino à distância. Com a entrada em exercício desses 60 agentes, na segunda-feira (17), a GM passa a contar com um contingente de 363 guardas municipais.
Durante a solenidade, que contou com a participação da Banda de Música do 2º Colégio da Polícia Militar do Paraná, os alunos realizaram um desfile cívico e execução dos hinos do Brasil, de Londrina e a Canção da Guarda Municipal de Londrina, entre outros ritos. Fizeram, também, o juramento da Guarda Municipal de Londrina. A atividade contou com a participação de diversas autoridades (veja lista abaixo).
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, parabenizou a Guarda Municipal e os formandos e afirmou que o órgão desempenha um papel essencial no município, em diferentes setores.
“Hoje é um dia especial para Londrina, e esses novos guardas serão um reforço muito importante para a Guarda Municipal, que é uma das instituições mais respeitadas e reconhecidas pelos londrinenses. A GM cuida de várias demandas diferentes dentro da área de segurança pública e da organização do município. Além da vigilância de locais públicos, ela faz a fiscalização de som alto, do trânsito e das questões ambientais, contribuindo para que a cidade possa viver dentro da normalidade. Também é responsável pela Patrulha Maria da Penha, que cuida das mulheres vítimas de violência doméstica e cumpre um importante papel social”, frisou Marcelo.
O secretário municipal de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, coronel Pedro Ramos, destacou que o órgão recentemente completou seu aniversário de 13 anos de implantação, tendo sido criado através da lei municipal no 10.774/2009. “No decorrer desse período, conseguimos estabelecer uma identidade da instituição com a própria sociedade, através dos serviços prestados à comunidade. A Guarda conquistou credibilidade e confiança, em um trabalho que vem sendo continuamente construído. Além disso, nos últimos anos realizamos várias ações significativas de reestruturação da GM, tanto em termos de contratação de pessoal quanto na aquisição de equipamentos como viaturas, motocicletas, armamento, coletes e fardamento. Tudo isso fortalece a instituição”, salientou.
Parceria entre secretarias – O processo de contratação dos novos guardas municipais foi conduzido em parceria entre as secretarias municipais de Defesa Social (SMDS) e de Recursos Humanos (SMRH). Tendo estado envolvida desde o início do processo, a SMRH conduziu os procedimentos de contratação da banca que realizou o concurso e participou de todas as etapas seguintes, incluindo a investigação de conduta, o curso de formação e a perícia admissional.
A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, sublinhou que esse é o primeiro concurso da Guarda Municipal de Londrina realizado com foco na área de segurança pública. “Os concursos anteriores, de 2009 e 2012, foram feitos antes da entrada em vigor do Estatuto Geral das Guardas Municipais, que é uma lei de 2014 que inseriu essas instituições no âmbito da segurança pública. Por isso, esse concurso atual é o primeiro a contar com um curso de formação voltado especificamente para a atuação na área de segurança pública, o que é uma etapa essencial para a preparação dos guardas municipais para o exercício de suas funções”, disse.
Ainda segundo Bellusci, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos já publicou o resultado de uma nova etapa de investigação de conduta, realizada junto a 158 candidatos aprovados no concurso. “Esses candidatos já estão aptos a participar de novas turmas do curso de formação da Guarda Municipal, e aguardamos autorização para iniciar novas turmas”, pontuou.
Autoridades presentes – Também estiveram presentes à solenidade de formatura o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça; o chefe de gabinete, José Otávio Sancho Ereno; os secretários municipais do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), Gustavo Santos, e de Saúde (SMS), Felippe Machado; o deputado federal Marco Brasil; e os vereadores Professora Sonia Gimenez, Mara Boca Aberta, Giovani Matos, Jairo Tamura e Mestre Madureira.
Participaram, ainda, o chefe de instrução do Tiro de Guerra de Londrina, subtenente Leonardo Martins; o comandante do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar, tenente-coronel Fábio Azevedo; o delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial (SDP) de Londrina (Polícia Civil), Amarantino Ribeiro Gonçalves; e representantes do 5º Batalhão de Polícia Militar; 30º Batalhão de Polícia Militar; 3º Grupamento de Bombeiros; Polícia Federal; Ciretran; Polícia de Trânsito; Guarda Municipal de Arapongas; e Guarda Municipal de Maringá, entre outras autoridades.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá