Notícias em Destaque
Desafios na destinação de resíduos sólidos pautaram reunião na Prefeitura de Maringá
O prefeito Ulisses Maia recebeu nesta sexta-feira, 9, o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, em encontro realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).
Além do prefeito e do secretário, fizeram parte da mesa principal o deputado Do Carmo, presidente da Amusep, Rogério Bernardo, vereador Paulo Biazon, vice-prefeito Edson Scabora e o secretário de Assuntos Institucionais e Metropolitanos, Fausto Herradon. Por Maringá, estavam também os vereadores Dr. Manoel e Onivaldo Barris.
O secretário apresentou projetos na área do meio ambiente, como aterro sanitário e correto manejo e descarte de resíduos sólidos.
Ulisses Maia, ao lado do secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, apresentou a campanha lançada recentemente, Maringá Cidade Limpa. Dever de Todos. Por meio da ação, foi criada a Central Cidade Limpa para recolhimento de materiais volumosos inservíveis e canais que facilitam a comunicação com os moradores que necessitam despejar esse tipo de material corretamente.
Durante o encontro, o prefeito Ulisses Maia frisou que o destino do lixo envolve a todos os municípios e todos os cidadãos, e propôs a organização de um fórum ambiental para discutir e pensar alternativas sustentáveis para Maringá e região.
DEPOIMENTOS – Secretário de Estado Márcio Nunes: No Paraná licenciamos R$ 60 bilhões de novos empreendimentos nos últimos anos. Não é à toa que somos campeões na geração de empregos, pois as empresas estão contratando. A partir do momento que John Biden assumiu o governo dos EUA, o mundo inteiro voltou a falar de sustentabilidade. Estamos vivendo um novo ciclo do alimento sustentável no Paraná. Não temos como separar sustentabilidade do campo e da cidade. Criamos a marca FEITO NO PR SUSTENTÁVEL. Nossos produtos e serviços, tudo tem que sair com essa marca.
Presidente da Amusep e prefeito de ngulo, Rogério Bernardo: O Governo do Paraná está destravando projetos e trazendo soluções para nossa região. A preocupação da Amusep, hoje, são os aterros municipais.
Deputado estadual Do Carmo: Não podemos deixar os prefeitos sob pressão. Nós, do Poder Legislativo temos que ser coerentes, temos que dar o tempo necessário para os prefeitos resolverem os problemas. Os prefeitos precisam de condição para realizar o seu trabalho, realizar o meio termo para avançarmos nas pautas ambientais.
Chefe da Divisão de Resíduos Sólidos do Instituto Água e Terra, Fernando Bunn: Estamos demonstrando o apoio que o Governo do Estado almeja dar para todos os municípios nas dificuldades da educação ambiental, logística, coleta e outras etapas envolvendo resíduos sólidos.
PARTICIPANTES – Também estiveram presentes os prefeitos Rogério Bernardo ( ngulo), Edilen Henrique Xavier (Dr. Camargo), Edna Contin (Floraí), Eliseu Costa (Iguaraçu), Crisógino Júnior (Itaguajé), Sérgio Santi (Ivatuba), Fábio Chicaroli (Lobato), Maurício Silva (Mandaguaçu), Ivonéia Furtado (Mandaguari), Dr. Marcondes (Munhoz de Mello), Moacir Olivatti (Nova Esperança), Manoel Amado (Ourizona), Ismael Batista (Paiçandu), Fernando Brambilla (Santa Fé), Geny Violatto (Santo Inácio), Agnaldo Guimarães (São Jorge do Ivaí), Walter Volpato (Sarandi) e José Bassi Neto (Uniflor). Por Maringá, também participou o secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Marco Antonio Azevedo.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá