Destinação correta de resíduos eletrônicos marca o primeiro dia da Semana do Meio Ambiente

Notícias em Destaque

Destinação correta de resíduos eletrônicos marca o primeiro dia da Semana do Meio Ambiente

   O lançamento da Campanha para a Destinação Correta de Resíduos Eletrônicos e a assinatura do termo de cooperação entre a administração municipal e cooperativa para a reciclagem de sucata eletroeletrônica, marcaram o primeiro dia da Semana de Meio Ambiente, realizado nesta segunda-feira (28). A abertura do evento também contou com a apresentação do Coral da Escola Municipal Nadyr Alegretti e com a palestra do pesquisador da Universidade Católica de Brasília,  Genebaldo Freire Dias.
   A Semana prossegue até 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e reunirá especialistas de renomadas universidades brasileiras, através de palestras, tendo também atividades de educação ambiental e feira de reciclagem. Os interessados em participar devem fazer as inscrições através do site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br ou no local do evento, lembrando que para cada atividade existe uma inscrição.
   O secretário de Meio Ambiente, José Miguel Grillo, destacou o momento da Semana como especial, por estar próximo do encontro da Rio + 20, onde o prefeito licenciado Silvio Barros terá um grande papel por representar mais de cinco mil prefeitos, e destacou a importância da campanha da destinação de resíduos eletrônicos.
   “Em Maringá quase todos os nossos índices sociais apresentam uma realidade de primeiro mundo, e com relação à destinação de resíduos eletrônicos não será diferente. Com eventos de tamanha inportância, através de  convênios com a Sescap e o Governo do Estado, estamos mudando a história de uma cooperativa que ajudará muito o município, para destinação correta de resíduos eletrônicos que possuem materiais altamente poluentes”, destacou Grillo, lembrando que a Coopercanção será a primeira cooperativa de reciclagem de resíduos eletrônicos no país com esse modelo.
   Grillo também lembrou do sucesso da primeira cooperativa a assinar convênio com a administração municipal e já ter conquistado grandes resultados. “A Coopervidros em pouco mais de seis meses já protegeu o meio ambiente, com a destinação correta de mais de 70 toneladas de vidro para as indústrias de transformação”, destacou.

   Exemplo
   O presidente do Sescap-Pr, Mauro César Kalinke, parabenizou a administração municipal por estar preocupada com a destinação de resíduos eletrônicos e a atuação junto a Coopercanção, anunciando também a doação de kits de ferramentas e de proteção individual para os cooperados. “Por meio de inciativas como a da Prefeitura de Maringá reduziremos a degradação do meio ambiente, tendo a certeza que essa campanha será sucesso e baterá todos os recordes com o envolvimento dos maringaenses”, destacou Kalinke.  
   Representando a Câmara Municipal, a vereadora Márcia Socreppa, lembrou que o sucesso das campanhas em Maringá é resultado da grande participação da sociedade, destacando que a de resíduos eletrônicos não será diferente. “As campanhas realmente acontecem quando há a parceria. Agora teremos uma campanha que poderá ser referência para outros municípios paranaenses e quem sabe para o país”, destacou a vereadora, agradecendo a administração municipal pela preocupação nas questões ambientais.

   Agradecimento
   A presidente da Coopercanção, Adélia Xavier Costa agradeceu a administração pelo apoio à cooperativa e destacou que irá se dedicar da melhor forma, ajudando na sutentabilidade do município. “Estou muito feliz por esse momento que jamais poderia acreditar que um dia iria acontecer. Agradeço o prefeito Pupin pelo apoio, e me comprometo junto com os cooperados a fazer o melhor para nossa cidade”, afirmou.

   O prefeito Roberto Pupin destacou que a gestão ambiental no município é um grande exemplo de compartilhamento de responsabilidades entre o poder público, iniciativa privada e sociedade, além de convocar a população para a campanha de destinação de resíduos eletrônicos.   
   “Em Maringá temos a parceria entre os diversos setores da sociedade com o objetivo de proteger e preservar o meio ambiente. O apoio às cooperativas de reciclagem é um verdadeiro marco no município, levando a cidadania e dignidade para todos os cooperados. A Coopercanção, que possui na maioria integrantes mulheres, terá todo o nosso apoio, através de recursos financeiros, de logística e capacitação”, observou Pupin, lembrando que a cooperativa além da geração de renda fará um grande trabalho em prol ao meio ambiente.
   Pupin também aproveitou o momento para pedir à população ter o cuidado necessário no momento da separação de resíduos. “Temos sete coletores afastados por acidentes de trabalho, principalmente pela falta de organização dos resíduos, como vidros e outros materiais que podem ferir esses servidores”, lembrou.

Pontos de coleta

   A campanha, uma parceira entre a adminstração municipal e Sescap-PR visa o recolhimento de materiais eletroeletrônicos sem utilidade para o descarte correto, além de conscientizar a população quanto aos riscos oferecidos por esses produtos. 
   No dia 14 de junho, a população poderá levar os materiais eletrônicos em ponto de coleta durante a 42ª Assembleia Nacional da Assemae, no Parque de Exposições. Já no dia 22 de junho a Casa de Cultura do Jardim Alvorada recebe as sucatas eletrônicas, e no dia 29 a campanha será encerrada na Praça Raposo Tavares. Os interessados devem realizar a entrega entre às 9 e 17 horas.
   Nos pontos de coleta podem ser doados aparelhos de vídeo e som, fax, cabos de força, de rede, celulares, computador, além de copiadores, fontes de energia, gabinetes, impressoras, motor elétrico e telefones.
   Maringá: Construindo uma Cidade Sustentável – tema da Semana do Meio Ambiente deste ano, é uma realização da Prefeitura de Maringá, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, e conta com o apoio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, OAB Maringá, Cesumar, e patrocínio Purific.

 

Programação:

Semana do Meio Ambiente – 2012

29/05 – Terça-feira
Local: Anfiteatro D. Etelvina – Bloco 7 – Cesumar
19:00 – Credenciamento
19:30  – Palestra com o arquiteto urbanista Edson Luiz Cardoso Pereira

30/05 –  Quarta-feira
Local:   Anfiteatro OAB-Maringá
19:00 –  Credenciamento
19:30 – Palestra: O Direito Ambiental e a Construção da Sociedade Sustentável – Prof. Dr. Paulo Roberto Pereira de Souza (Professor do Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Marília) 
31/05 –  Quinta-feira
Local: Auditório Hélio Moreira – Av. XV de Novembro, 701 – Paço Municipal
09:00 –  Credenciamento
09:30 –  Palestra: Métodos e Sistemas de Certificação de Projetos e Sistemas Construtivos Sustentáveis –  Bruno Casagrande (Fundação Carlos Alberto Vanzolini/Sp)

 

01/06 –  Sexta-feira
Local: Praça do Conhecimento do Cesumar
09:00 às 18:00 – Feira  de Reciclagem (Equipamentos, produtos, pesquisas e artesanato)

 

04/06 –  Segunda-feira
Local: Praça Raposo Tavares
09:00 às 16:00 –  Atividades com a Unidade Móvel de Educação Ambiental – Entrega de Mudas de Citronela

 

05/06 –  Terça-feira
Lançamento do Programa  “Corredores de Biodiversidade em Maringá”
Local: Confluência entre os Córregos Moscado e Cleópatra – R: Manoel Lopes – Jd. Santa Felicidade
15:00 – Plantio de Mudas com alunos da Escola Municipal Padre Pedro Hyo Tanaka
19:00 – Credenciamento
19:30 – Palestra: A Importância dos Corredores de Biodiversidade em Área Urbana – Prof. Dr. João Batista Campos (SEMA/Pr)
 

Local: Auditório Hélio Moreira – Av. XV de Novembro, 701 – Paço Municipal

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile