Doar sangue de forma voluntária e altruísta ajudam a salvar vidas, destaca a Hemepar.
As 23 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), comemoraram as mais de 19 mil bolsas de sangue coletadas a mais em 2024 em relação ao ano passado. O período se refere ao início de janeiro até 22 de novembro. Até essa data foram doadas 211.629 bolsas de sangue. No mesmo período de 2023 foram 192.571 bolsas.
Na segunda-feira, 25 de novembro, é o Dia Nacional do Doador de Sangue, um motivo a mais para a celebração de solidariedade do povo paranaense.
Motivos da alta de 10%
Um dos motivos desse crescimento é a ampliação da quantidade de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pela Hemorrede paranaense, que fornece hemocomponentes para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos, distribuídos em todas as regiões. Eles correspondem a 93% dos leitos SUS do Estado.
Lembrando
Cada bolsa de sangue de 450 ml produz até quatro hemocomponentes que são separados em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (plasma fresco congelado) e podem ajudar a salvar até quatro vidas.
É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). Saiba mais AQUI.
Doe em Maringá
Na Cidade Canção você pode agendar sua doação através do telefone: (44) 3011-9194. O horário de Coleta é das 7h às 18h30 de segunda a sexta-feira e aos sábados, das 7h às 12h30. O endereço é na Avenida Mandacaru, 1600 – Hemocentro Regional de Maringá.