Organizado pela Cooperativa Agrária e Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), o WinterShow 2023 será de 17 a 19 de outubro, no distrito de Entre Rios, famoso pela colonização suábia, em Guarapuava, na região central do Paraná.
Trata-se do principal evento técnico de cereais de inverno do sul do Brasil e que chega à sua 20ª edição, mostrando ao público os resultados do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da Fundação no último ano; e palestras com personalidades de renome nacional e internacional nos setores de agronegócio e economia.
As atividades do WinterShow acontecem das 8 às 18 horas, no Centro de Eventos Agrária e nos campos da Fapa. A entrada é gratuita.
O diretor presidente da Agrária, Adam Stemmer, então superintende da Cooperativa à época em que o evento surgiu, explica que o WinterShow foi inspirado em outras importantes feiras agrícolas que já existiam pelo país. A ideia, então, foi distingui-lo dos demais eventos ao abordar os cultivos da estação mais fria do ano. “A cevada e o trigo têm uma importância muito grande para as nossas indústrias. No caso específico da cevada, que é um grão de menor incidência no Brasil, nós assumimos a maior parte da pesquisa. Com o WinterShow, nossa intenção sempre foi reunir os elos da cadeia produtiva, cooperados, produtores, fornecedores e clientes”, revela.
Programação
Para os 20 anos do evento, estão previstas oito palestras magnas. No primeiro e no terceiro dias serão três apresentações e no segundo dia duas. Já as palestras simultâneas com os pesquisadores da Fapa ocorrerão durante todo o evento, em sessões pela manhã e à tarde. Além do cultivo de cevada e trigo, também serão discutidos temas como fertilidade do solo, fitopatologia, controle biológico, entomologia, herbologia e mecanização agrícola. “Geramos muito conteúdo valioso, não apenas para os nossos cooperados, mas também para quem vive da agricultura em na região”, afirma Bruno Dandolini, Gerente Agrícola da Agrária.
Os trabalhos voltados para a produção de hortifruti também marcarão presença no WinterShow, com destaque para o cultivo da cebola. No dia 17, a estação que trata sobre o assunto receberá dois convidados: o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), doutor Claudinei Kurtz, e o professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), doutor Juliano Vilela de Resende.
Nos períodos de intervalos entre as palestras, o público terá a oportunidade de conhecer as novas tecnologias e soluções oferecidas pelos mais de 80 expositores do evento, principalmente no que diz respeito a insumos agrícolas, maquinário, crédito e financiamento. Assim como em 2022, o WinterShow dará espaço a startups que prestam serviços para o agronegócio. “Nossa expectativa é que público encare o WinterShow como uma oportunidade de desenvolvimento e venha prestigiar, especialmente o produtor rural, para que ele possa fazer aquilo que ele faz d melhor, que é produzir”, reforça Dandolini.
Patrocínio
A 20ª edição do WinterShow tem o patrocínio diamante da Bayer e patrocínio ouro da Adama, Biotrop, Cresol, FMC, Nortox, Rovensa Next e Sicredi. São patrocinadores prata DJI ADS, Banco do Brasil, CropChem e Ihara. Bellagro, Rocha Terminais Portuários e Logística, Stoller e UbyAgro são patrocinadores bronze.
A programação completa do evento está disponível no site wintershow.com.br.
Com Marketing/Cooperativa Agrária Agroindustrial