O pagamento do abono salarial para os trabalhadores da iniciativa privada, ano-base 2020 inicia nesta terça-feira (8). O cronograma de pagamentos seguirá de acordo com o mês de nascimento. Hoje, é a vez de quem nasceu em janeiro. Os nascidos em dezembro receberão no dia 31 de março.
O abono salarial de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem atuou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, o pagamento começa a partir do dia 15 de fevereiro e vai até 4 de março, pelo Banco do Brasil.
Os valores de pagamento para cada trabalhador vão segundo a quantia de dias trabalhados no decorrer do ano-base 2020.
Aproximadamente 22 milhões de trabalhadores devem receber o benefício, com valor total de mais de R$ 20 bilhões, vindos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
A Caixa comunicou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser administrada pelo aplicativo Caixa Tem.
Caso não houver a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre conforme o calendário de pagamento.
A Caixa afirmou ainda que para os beneficiários moradores da Bahia e de Minas Gerais em situação de vulnerabilidade social por causa das fortes chuvas, o pagamento começa hoje, independentemente do mês de nascimento.