Anfavea libera balanço sobre taxas da produção de veículos de julho, que cresceu em 33,4%

Cresceu em 7,5% em relação ao mês de junho

golMeio 1440x450.jpg

Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos anunciou hoje, seu balanço de produção, que cresceu 33,4% em relação ao mês de julho de 2021. No mês passado, julho, foram fabricados 219 mil veículos, o que cresce em 7,5% a produção em comparação ao mês de junho. O balanço de janeiro a julho, também foi divulgado, no caso, tiveram cerca de 1,3 milhão de veículos produzidos. Sobre o ano de 2021, a produção teve uma queda de 0,2, comparando com os primeiros meses do ano passado.

Marcio de Lima Leite, acredita que apesar do crescimento, as vendas de veículos se mantiveram em uma alta estável, com um maior número de unidades vendidas à frotistas. O presidente reforça também que a diferença, apesar de não ser significativa, mostrou ao setor que há um motivo a mais para observar e buscar uma melhora nesse sentido.

“A alta de juros e a restrição ao crédito naturalmente gera maior dificuldade de acesso, porque nosso setor depende fundamentalmente do crédito. Há uma redução que continua desde que os juros aumentaram e a participação das vendas à vista e a prazo começa a se distanciar. Neste ano 35% das vendas são a prazo e 65% à vista. No ano passado era exatamente o oposto”, disse.

Sobre exportações de veículos, tiveram uma alta de 76,3% em julho comparando com o mesmo mês de 2021, com 41,9 mil unidades vendidas para o exterior. Antes de junho, o número de unidades comercializadas no mercado exterior teve queda de 11,4%. No acumulado dos sete meses do ano, a alta nas exportações ficou em 28,7%, com a comercialização de 288,2 mil unidades para outros países.

“Percebe-se uma pequena retração ocasionada por questões na Argentina. Mas ainda assim é motivo de comemoração porque o setor continua mantendo um bom nível de exportações”, analisou Leite.

A quantidade de pessoas empregadas na indústria de veículos registrou aumento de 1,1% em julho em relação ao mesmo mês de 2021. Atualmente, as montadoras têm 103,8 mil trabalhadores. Na comparação com junho, a elevação é de 1,3%.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile