Mesmo antes do Carnaval os ovos de Páscoa já podem ser notados à venda em vários comércios de Maringá. Tem ainda aqueles panetones em promoção que restou do estoque do Natal do ano passado, e lógico, itens e produtos da própria época. Cada vez mais, os comerciantes vão buscando maneiras para atrair o público e alavancarem suas vendas. Isso sem contar na quaresma em que o consumo de peixe aumenta significativamente durante 40 dias ou mais. A seguir vamos analisar passo a passo o cenário.
Como explica a Economista do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – CODEM, a antecipação na comercialização de produtos sazonais, como ovos de Páscoa, é uma estratégia cada vez mais comum no mercado brasileiro. Empresas buscam estender o período de vendas para maximizar o faturamento e atender à demanda dos consumidores que desejam se planejar com antecedência. “Essa prática, no entanto, pode levar à sobreposição de datas comemorativas, diluindo a singularidade de cada celebração e potencialmente causando confusão ou fadiga nos consumidores”, frisa.
QUARESMA E PÁSCOA
A Páscoa de 2025 deve movimentar mais de R$ 3 bilhões no comércio, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio. No ano de 2024, as pequenas e médias empresas do varejo online registraram um aumento de 138% nas vendas de chocolates durante a Páscoa, com faturamento atingindo R$ 1,9 milhão em março e este ano não deve ser diferente. Este resultado é atribuído à maior presença digital e ao aumento das compras online.
Além do chocolate, outros itens aumentam as vendas neste período como peixes. É tradicional que o consumo de peixes aumente entre 80 a 90% no período da quaresma no Brasil, refletindo práticas culturais e religiosas e com um demanda concentrada, isto reflete no aumento do preço destes produtos, em média de 11 a 12%.
CARNAVAL
Projeção realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o Carnaval 2025 deve movimentar, em todo o país, R$ 12 bilhões em faturamento. Com isso, a edição de 2025 pode ser a mais lucrativa desde 2015, com crescimento de 2,1% em relação ao ano anterior. Esse aumento é impulsionado principalmente pelo turismo e pelas vendas online de fantasias, acessórios e pacotes de viagem.
“Esses dados indicam uma tendência positiva nas vendas de produtos sazonais, impulsionada por estratégias de antecipação, diversificação de canais de venda e adaptação às preferências dos consumidores”, explica Afonso.
MERCADO FINANCEIRO
De acordo com a economista, o mercado financeiro exerce influência significativa nessa antecipação. Empresas, pressionadas por metas de crescimento e retorno para investidores, adotam estratégias que possam aumentar o fluxo de caixa e melhorar os resultados trimestrais. A antecipação das vendas de produtos sazonais é uma dessas estratégias, permitindo que as receitas sejam registradas mais cedo e proporcionando uma visão mais otimista para acionistas e analistas financeiros.
CONSUMIDORES
Para os consumidores, a compra antecipada pode oferecer benefícios como preços promocionais, maior variedade de produtos e a possibilidade de parcelamento, facilitando o planejamento financeiro. No entanto, é importante que os consumidores estejam atentos às datas de validade dos produtos, especialmente no caso de itens perecíveis, para garantir que estejam adequados para consumo na data desejada.
COMÉRCIO
Gerente de grande conveniência no Centro de Maringá, Dorival Sabin, conta que os panetones que restaram do estoque de 2024 estão em promoção. “Várias industrias sobraram produtos e agora a gente está desovando esses produtos para eles”. No momento, eles estão mais focados nas exposições que atendam quem vai curtir e gosta das festas carnavalescas. Para o Carnaval, o gerente explica que a população procura bastante estoque de bebidas alcoólicas. “Agora são mais as bebidas, drinks, whisky é o que sai mais em geral.”
Sabin diz que muito em breve já começa a venda de ovos de Páscoa no estabelecimento. “Logo em seguida na próxima quinzena já vamos servir o nosso público com os ovos de Páscoa, porque agora está tudo emendado e também tem a quaresma já já, então, a gente tem que fazer um trabalho diferenciado também”. Um fator que pode beneficiar a venda antecipada é que com a alta de mais de 10% do chocolate, a tendência com a aproximação da Páscoa, são dos itens que contenham cacau elevarem ainda mais seus preços.
O preço dos ovos de Páscoa deve subir em 2025 devido à alta de 189% no valor do cacau nos últimos 12 meses até dezembro de 2024, segundo avaliação da Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (Abia). A elevação ocorre por causa da redução na safra da Costa do Marfim, maior produtor mundial. O preço do chocolate subiu 11,99% em 2024, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Esperamos que as vendas sejam boas. Subiu bastante os ovos de Páscoa. Todo ano sobe, mas dessa vez por conta do cacau subiu mais”, comenta o gerente.
O Brasil já foi líder na produção de cacau na década de 1980, mas hoje a 7ª posição no ranking global após ter suas plantações na Bahia dizimadas pela praga da vassoura da bruxa. O cultivo do cacau cresce no Pará e representa uma oportunidade para aumentar a produção nacional. O cacaueiro, no entanto, demora 4 anos para iniciar a produção, o que não resolve o problema atual de oferta.
ESTRATÉGIAS
Além das vendas antecipadas, comerciantes podem adotar diversas estratégias para atrair consumidores:
- Experiências personalizadas: Oferecer produtos ou serviços customizados de acordo com as preferências individuais dos clientes.
- Programas de fidelidade: Criar incentivos para que os clientes retornem, como descontos exclusivos ou acumulação de pontos.
- Parcerias estratégicas: Colaborar com outras marcas ou influenciadores para ampliar o alcance e a atratividade das ofertas.
- Eventos temáticos: Organizar eventos ou promoções relacionadas às datas comemorativas para engajar o público e criar uma experiência memorável.