Muita atenção na hora de pagar o IPVA 2025. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual está alertando os contribuintes que irão pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Isso porque, golpes estão na praça com falsos boletos, promessas de descontos e até páginas que se passam por sites oficiais
São armadilhas bastante comuns nesta época do ano e por isso, os proprietários dos veículos devem ficar atentos e redobrar a atenção aos possíveis golpes. “Toda a emissão deve ser feita pelos canais oficiais da Receita”, alerta o gerente do IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon.
Marcon enfatiza que as guias não são mais enviadas pelos Correios desde 2020 e nem são enviadas mensagens de cobrança por e-mail, por SMS ou WhatsApp. “O simples fato de vir a cobrança em nome do Detran já evidencia a fraude, já que é a Receita a responsável pelo recolhimento do imposto”, informa o gerente.
Dicas
Todos os sites oficiais do Governo do Paraná são identificados pelo final “pr.gov.br”. Outra dica importante é desconfiar de endereços que contenham palavras-chaves, como “pagueipva”, “detranveiculos” e “fazendaestado”.
Para pagar
Acessando o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamentos de Tributos, que são os canais oficiais do Estado. Existe ainda o aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que permite o acesso às guias de pagamento.
Mais atenção
A Receita Estadual destaca que o único desconto oferecido no pagamento do IPVA 2025 é referente ao pagamento à vista. Quem optar pelo pagamento integral do tributo conta com uma redução de 6% do valor total. Para isso, a guia de recolhimento deve ser paga até a data-limite de acordo com a placa do veículo. São elas:
Finais 1 e 2: 20/01/2025
Finais 3 e 4: 21/01/2025
Finais 5 e 6: 22/01/2025
Finais 7 e 8: 23/01/2025
Finais 9 e 0: 24/01/2025
Novidades
Uma das novidades do IPVA 2025 é a possibilidade de pagar o imposto com o valor sendo compensado na hora, garantindo aos proprietários de veículos mais agilidade e praticidade. Para isso, basta pagar via PIX com a leitura do QR Code presente na guia emitida, ou com a leitura do código de barras (na guia), ambos pelos canais oficiais.
Todo cuidado é pouco
Uma forma de se certificar de que está tudo certo com a cobrança é conferir o destinatário da transferência. No caso, sempre aparecerá o nome “Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Fazenda”, garantindo a autenticidade da transação. Não efetue pagamentos a empresas com nomes propositalmente enganosos, como “Pagamento Estadual de Transito Ltda”, “Recolhimentos Digitais Ltda” etc.