Clima favorece semeadura da safra 2024/25 de soja; produção brasileira é estimada em 166,14 mi de ton.

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

A semeadura da safra 2024/25 de soja vem sendo favorecida pelas recentes chuvas intercaladas de sol no Brasil. É o que revela a análise do Cepea, publicada nesta segunda-feira, 18 de novembro.

Agora, as atividades da soja estão adiantadas em relação a igual período da temporada anterior. Vale lembrar que a atual safra iniciou em meio a condições climáticas adversas no Brasil.

Segundo pesquisadores do Cepea, essa melhora no cenário – que sustenta as expectativas de produção recorde no Brasil – afastou consumidores das negociações no mercado spot nacional na última semana.

Sojicultores também estiveram mais afastados das vendas, atentos à valorização do dólar e às projeções indicando crescimento na oferta global da oleaginosa, ainda conforme pesquisadores do Cepea.

No Brasil, a produção é estimada em 166,14 milhões de toneladas pela Conab e em 169 milhões de toneladas pelo USDA, ambos volumes recordes.

Milho
O afastamento de alguns compradores limitou as altas de preços do milho na última semana, conforme levantamentos do Cepea. Segundo o Centro de Pesquisas, a melhora do clima, as exportações em ritmo lento e as quedas dos contratos externos levaram demandantes a apostar em enfraquecimento nos valores domésticos.

Além disso, as estimativas para safra 2024/25 indicam melhora na produção, o que pode aumentar o interesse de vendedores em negociar.

Segundo relatório divulgado pela Conab na última quinta-feira, 14, a produção agregada de milho para 2024/25 é estimada em 119,81 milhões de toneladas, o que representaria um incremento de 3,6% em relação ao volume de 2023/24.

Sair da versão mobile