Dados do Boletim de Conjuntura Agropecuária, referente à semana de 28 de junho a 4 de julho, revelam que a colheita da 2ª safra de milho 2023/24 no Paraná chegou a 53% de uma área total de 2,4 milhões de hectares.
Comparado à semana anterior houve um avanço de 10 pontos percentuais, que equivale a mais de 240 mil hectares colhidos em uma semana.
No campo, conforme esse Boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), as condições das áreas a colher permanecem estáveis, tendo 48% em condição boa, 33% apresentam condição mediana e 19% têm condição ruim.
“Em relação ao desenvolvimento das lavouras temos 90% na fase final, a maturação, e apenas 10% em enchimento de grãos”, afirma o documento preparados pelos técnicos do Deral, órgão ligado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).
No cenário nacional, o último relatório da Conab aponta uma produção de 114,14 milhões de toneladas, volume 13,5% menor que na safra anterior, quando foram colhidas quase 132 milhões de toneladas.