O prazo para a população maringaense enviar sugestões ao Orçamento Cidadão 2025 foi estendido. Agora, seguirá até o próximo dia 13 de julho, por meio de formulário on-line AQUI.
“Ao estender o prazo do questionário online, garantimos que mais pessoas tenham a oportunidade de contribuir com suas ideias e sugestões, enriquecendo o processo de elaboração orçamentária”, destaca o secretário da Fazenda, Carlos Augusto Ferreira, via PMM.
A diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, Tânia Verri, ressalta a importância da participação da comunidade no ‘Orçamento Cidadão’. “As sugestões da comunidade vão nos ajudar a construir um planejamento urbano mais assertivo e alinhado com os anseios da população”, destaca.
“O Orçamento Cidadão é um instrumento de gestão orçamentária participativa que garante à sociedade o direito de contribuir diretamente na definição das prioridades de investimentos do município. Trata-se de uma forma democrática de ouvir a população e permitir que ela participe das decisões sobre a aplicação dos recursos públicos”, com diz a descrição.
Por meio do Orçamento Cidadão, os moradores de Maringá podem indicar as principais necessidades e prioridades de seus bairros, colaborando com a Prefeitura.
Visando garantir a efetiva participação popular, Maringá realizará o Orçamento Cidadão 2025, voltado à discussão e captação de informações que subsidiarão a elaboração do Plano Plurianual referente 2026 a 2029 e do orçamento municipal para o ano de 2026.
Uma das formas de participação ocorreu ao final de junho com a realização das Assembleias de Planejamento da Gestão Territorial, em cada uma das cinco Unidades Territoriais de Planejamento. Outra é o questionário disponível para o envio de sugestões, cujo prazo foi prorrogado até 13 de julho.