Condição climática favorece área colhida da 1ª safra de milho no Paraná, diz Boletim Semanal

02 milho

Colheita de milho na região de Campo Mourão (Crédito: Albari Rosa/AEN

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Ligado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Departamento de Economia Rural (Deral) divulgou nesta quinta-feira, 8, o tradicional Boletim Semanal.

Segundo o levantamento, a condição do clima no Paraná favoreceu a área colhida da 1ª safra de milho 2023/24 que praticamente dobrou quando comparada à semana anterior. O percentual de colheita chegou a 36% da área total de 291 mil hectares – na semana anterior este percentual era de 19%.

Das lavouras a colher, 66% têm condição boa no campo, enquanto 28% apresentam condição mediana e 6% têm condição ruim.

“Já a segunda safra de milho 2023/24 teve avanço consistente de plantio chegando a 32% da área total de 2,4 milhões de hectares. Neste momento o plantio ocorre com certa tranquilidade, no tocante a estar dentro do que preconiza o zoneamento agrícola, contudo as condições de clima são irregulares pelo Estado”, diz o documento preparado pelos técnicos do Deral.

Soja
No caso da soja, a colheita da safra 2023/24 avança pelo Estado, conforme o Boletim. Até esta semana já foram colhidos mais de 1,4 milhão de hectares ou 25% da área total estimada de 5,8 milhões de hectares. A região de Campo Mourão, que tem a maior área plantada do Estado com 708 mil hectares, relatou colheita de 41% dessa área.

Mas é a região Oeste do Estado onde tem maior avanço, tendo colhido mais de 73% dos mais de 1 milhão de hectares plantados.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile