Escrito a seis mãos, o livro “Condomínio Agrário – Sociedade Condominial Agrária – Um Modelo Societário Condominial de Uso Exclusivo da Atividade Rural” aborda, de forma inédita, um novo modelo de exploração coletiva da atividade rural – condomínio agrário – sociedade condominial agrária –, com fundamentação jurídica no Estatuto da Terra, de uso exclusivo da atividade rural e que atua de forma simples, “da porteira para dentro” e possibilita a união de pequenos, médios e grandes produtores rurais.
Com isso, esses produtores podem deixar de explorar a atividade rural de forma individualizada e autônoma (cada um por si) e passar a explorá-la de forma coletiva-condominial, dentro de escala economicamente viável, com acesso a novas e sofisticadas tecnologias, reduzindo substancialmente os custos de produção, tornando-se eficientes, logo, competitivos.
Para falar sobre o assunto, um dos autores, o advogado, consultor jurídico, especialista em Cooperativismo e Condomínio Agrário Gilmar P. Zolin, visitou os estúdios do jornal O Maringá. A obra foi escrita com Galdino Cardin e Valdecir Mokwa.
Zolin estava na companhia do jornalista Pedro Ernesto, do programa “Conexões Agro”. Pedro tem hoje a maior audiência do universo agro no Brasil, somando 10 milhões de visualizações mensais.
Confira a entrevista: