Confira como utilizar a energia elétrica de forma eficiente nos dias mais frios e economizar

Chuveiro elétrico pode ser o grande inimigo na conta de luz - Foto: ilustrativa

Friozinho chegando e aquela vontade de ficar um tempo maior no banho quente acontece com muita gente, não é mesmo? O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia elétrica e com as temperaturas mais baixas a conta de luz tende a aumentar.

Além do chuveiro, aparelhos de climatização também são mais utilizados nessa época, para aquecer os ambientes.  Alguns hábitos podem ajudar a tornar mais eficiente o consumo residencial, favorecendo o controle da conta de luz.

Chuveiro elétrico

Segundo, Marcelo Gonçalves Santos, engenheiro coordenador do Programa de Eficiência Energética da Copel, o cálculo de consumo da energia é feito pela potência do chuveiro, multiplicada pelo tempo em cada banho.

Ele destaca também que é importante ajustar diariamente a temperatura do equipamento para economizar energia nos períodos em que o frio diminui.

Aquecedor

“Uma fresta pode causar uma perda significativa de calor, fazendo com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura do ambiente controlada”, explica Santos.

Outra dica importante é aproveitar a luz do sol para aquecer a casa. “A economia varia de acordo com cada aparelho, mas a estimativa é de que haja uma redução de 1% a 3% no consumo de energia para cada grau de temperatura ajustado a menos no equipamento aquecedor”, explica Santos.

Veja algumas outras dicas:

– Verifique diariamente o ajuste de temperatura do chuveiro e tome banhos curtos;

– Neste período do ano a iluminação do sol dura menos horas. Prefira usar lâmpadas LED e apague as luzes que não estiverem em uso;

– Confira a regulagem da geladeira, que agora pode gastar menos energia. Aproveite para checar a borracha da porta, se está vedando bem;

– Ao comprar novos eletrodomésticos, atente-se para a classificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em relação à sua eficiência. Também verifique o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Sair da versão mobile