Consumidores lotaram lojas para compras na semana que antecedeu Natal

O Maringá

“É uma época de paz, união, amor. Sempre devemos ter fé em Deus que tudo vai dar certo” - Foto: Arquivo

As compras de Natal aqueceram o comércio. O Jornal O Maringá visitou alguns locais no Centro da Cidade Canção na semana passada para visualizar a movimentação nos comércios antes do Natal e aproveitou para perguntar e conversar com algumas pessoas que estavam buscando adquirir os presentes seja para filhos, netos, pais, mães, amigos e porque não, para si mesmo. Indagamos também sobre o significado do dia de Natal.

Acompanhe esses assuntos e também a recente pesquisa da Associação Comercial de Maringá (ACIM) com a expectativa dos comerciantes.

Expectativa e realidade em Maringá. O mês de dezembro foi bastante chuvoso, principalmente nos primeiros 15 dias, o que afastou um pouco os consumidores. Melhor época do ano para se vender, a chuva deu uma trégua na última semana e aliado com o pagamento do 13º salário, animou os comerciantes. É o que revela a recente pesquisa da Associação Comercial de Maringá (ACIM).

Cerca de 63% dos varejistas de Maringá tinham expectativa de faturar mais neste Natal. Do total, um terço esperava aumento de 25 a 40% nas vendas. Outros 17% estavam com esperança de igual faturamento, 15% acreditavam que seria menor e 4% não souberam.

Em relação ao estoque 77% ampliaram ou compraram igual ao Natal do ano passado e 14% abriram vagas temporárias neste final de ano. Sobre as vendas em 2024, 55% registraram aumento, enquanto que 21% mantiveram, 15% diminuíram e 9% não souberam informar.

Para o ano que vem, 75% esperam aumentar o faturamento, 62% investirão em inovação de produtos e serviços e 32% devem expandir o negócio. A pesquisa foi feita com 71 empresas associadas.

Consumidores

Muita gente pelas ruas. No decorrer da semana passada a maioria dos consumidores ouvidos por nossa reportagem, estavam animados pelas calçadas e já cheios de sacolas à mão. Entre passeios, pesquisas e compras, o que se notou foi que a grande maioria não ficou sem o presente tão aguardado de Natal. Uma delas, a Ana Claudia estava com o presente da irmã e outros produtos para seu salão de beleza. “É bom demais comprar nessa época, é muita coisa em promoção, sem falar no 13º que a gente tem.”

Com bastante mercadorias em promoção, Ana Claudia pesquisou bem antes de adquirir as mercadorias. “Tem bastante variedade, mas tem que saber procurar. Vir com paciência e com tempo porque está muito lotado. Tem que olhar direito porque às vezes tem alguma coisa com defeito. Tem que prestar bastante atenção no que está comprando”, disse ela.

A Vera aproveitou o intervalo do trabalho e foi comprar alguns presentes, e pesquisar outros, inclusive pra ela que faz aniversário no dia 25 de dezembro. “Já comprei alguns e vou ainda comprar outros, especialmente pra mim que faço aniversário no Natal”. Já o Luís, estava super feliz com os presentes ganhos da mãe dele. “Mereci”, exalta.

A Suzi estava com seu bebê e também aproveitando para adquirir alguns mimos aos familiares. “Comprei para o meu marido, para as crianças, pra mim ainda não”, brinca. “Vou presentear especialmente eu, o esposo e os filhos”, comentou outra consumidora, a Elisângela. Os namorados, Henrique e Larissa estavam aguardando receber o pagamento, mas nem por isso deixaram de ir até as lojas, já visualizando os presentes mútuos. “É surpresa”, frisaram.

Durante a visita ao Centro de Maringá, perguntamos também o que é o Natal para diversas faixas etárias. Acompanhe as falas das pessoas:

“Momento de estar com a família. A união das pessoas”

“É uma época de paz, união, amor. Sempre devemos ter fé em Deus que tudo vai dar certo”

“A gente procura confraternizar com a família, reunir, fazer aquele almoço gostoso, trocar presentes”

“Todo final de ano é gostoso, pois dá pra reunir a família”

“Pra mim significa tudo. A vida em primeiro lugar e eu só tenho que agradecer a Deus por todos nós estarmos vivos e Deus tem abençoado a cidade de Maringá”

“Nascimento de Jesus”

“Eu gosto de ganhar presente do Papai Noel”

“Natal pra mim é reunir a família, almoço, comida, família unida. É uma data muito importante que mexe bastante com a gente, mexe com as emoções, até me emociono falar de Natal, gosto demais”

 

Sair da versão mobile