Em setembro, houve alta de 0,95% em relação a igual mês de 2023
O consumo nos supermercados brasileiros acumulou um crescimento de 2,52% nos primeiros nove meses de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, conforme dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgados nesta quinta-feira, 31 de outubro.
Em setembro, o consumo registrou alta de 0,95% em relação ao mesmo mês do ano anterior, mas houve uma queda de 1,3% em comparação a agosto de 2024. Esse recuo é atribuído ao “efeito calendário”: agosto contou com um fim de semana adicional e incluiu o Dia dos Pais, o que tradicionalmente impulsiona o consumo.
A Abras destacou que o consumo em setembro foi favorecido por iniciativas governamentais, incluindo repasses de R$ 14,14 bilhões ao programa Bolsa Família, beneficiando 20,71 milhões de pessoas; restituições do Imposto de Renda, que somaram R$ 1,03 bilhão para mais de 511 mil contribuintes; e a liberação de R$ 2,7 bilhões em Requisições de Pequeno Valor (RPVs) para aposentados e pensionistas do INSS.
Para os próximos meses, a Abras projeta um aquecimento no consumo, motivado pelo pagamento do décimo terceiro salário, parcelas de benefícios como o Bolsa Família e o Auxílio-Gás, e também pelo resgate de R$ 228,6 milhões em abonos salariais do PIS/Pasep para mais de 247 mil trabalhadores que ainda não sacaram o benefício. Esses fatores devem contribuir para um aumento de vendas e movimentação econômica no setor de supermercados.
Informações Agência Brasil