Luiz Nishimori é paranaense, nascido em Marialva, cidade em que administrou empresas de sementes e insumos agrícolas, onde fica localizada sua fazenda de produção agrícola até hoje. No início Luiz Nishimori não se imaginava trabalhando com política, mas seu espírito de liderança e serviço o fizeram aceitar o convite para ingressar nesta área, para fazer a diferença em seus municípios de atuação.
Com uma atuação dinâmica e voltada ao progresso econômico do país, Nishimori tem desenvolvido relações internacionais, promovendo os produtos brasileiros no mercado asiático. Dentre suas últimas realizações está a abertura de mercado para carnes suínas e bovinas do Brasil, além do aumento da venda de grãos e frutas tropicais.
Atualmente é presidente da Frente parlamentar em defesa do pescado; presidente do grupo parlamentar Brasil Japão; coordenador da Comissão de segurança no campo da Frente parlamentar da agropecuária; membro da Comissão de agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural; membro da Frente parlamentar do cooperativismo e também participa de outras Frentes e comissões da câmara dos deputados.
Sobre o cooperativismo
Desde que iniciou suas atividades no campo, Luiz Nishimori fez questão de se associar às cooperativas da região. Segundo o parlamentar, o cooperativismo é muito importante para o crescimento econômico do país, pois gera empregos e desenvolvimento regional. Ele revela a frase favorita, que define a atuação das cooperativas: “sozinhos vamos mais rápido, mas juntos chegamos mais longe”, destaca.
“Quando nos juntamos pensando no bem coletivo, conseguimos agregar valor aos nossos produtos, promover crescimento ao setor em que atuamos, e ainda reduzir as desigualdades sociais. O cooperativismo gera emprego, renda e crescimento para os setores nos quais atuam”, completa Nishimori.
De acordo com o parlamentar, Maringá tem se destacado como a melhor cidade para se viver (Ranking Macroplan 2021), sendo referência nas áreas da educação, saúde, segurança, saneamento básico e sustentabilidade. E também está em evidência nas áreas da tecnologia, startups e desenvolvimento do setor produtivo. “O título de capital nacional de associativismo para Maringá vai de acordo com todo o progresso, fomentando ainda mais o espírito cooperativo e empreendedor da nossa cidade”, complementa.