Dia Mundial do Frango: setor mantém oferta ao Brasil e amplia presença internacional

Dia também é comemorado pela avicultura do Brasil, que é um dos países de maior destaque no quadro internacional. Cadeia do frango vive um dos momentos mais desafiadores da história

granjafeliz 023

Crédito: Ilustrativa/Gilson Abreu/AEN

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Hoje, quarta-feira, 10 de maio, é o “Dia Mundial do Frango”, data estabelecida pelo Conselho Mundial da Avicultura (IPC, sigla em inglês) para exaltar as conquistas do setor internacional, divulgar as qualidades e estimular o consumo desta que é uma das mais importantes proteínas de origem animal para a segurança alimentar global. O dia também é comemorado pela avicultura do Brasil, que é um dos países de maior destaque no quadro internacional, explica Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Após enfrentar um dos períodos mais difíceis da história recente – com uma alta nos custos de produção sem precedentes e o quadro crítico gerado pela pandemia –, a avicultura brasileira indica encontrar um quadro menos crítico, com números positivos.

Um deles é o status da produção nacional. Os números consolidados pela ABPA mostram que o Brasil assumiu o segundo lugar entre os maiores produtores mundiais de carne de frango (posto antes ocupado pela China), totalizando 14,5 milhões de toneladas em 2022. Para este ano, a expectativa do setor é de se aproximar de 15 milhões de toneladas produzidas.

Em exportações, o saldo também é positivo. Após alcançar um recorde histórico nos embarques realizados em 2022, com 4,8 milhões de toneladas nos 12 meses do ano, há expectativa de um saldo ainda maior em 2023, ultrapassando 5 milhões de toneladas – conforme as projeções da ABPA. Anualmente, são US$ 9,7 bilhões de resultados em receitas cambiais para o país, promovendo empregos e renda.

“Apesar da alta de custos de produção, a oferta interna de produtos não foi afetada, sendo até mesmo ampliada durante e após o período da pandemia”, informa Santin.

“As empresas se mantiveram resilientes em meio à crise que alcançou o setor nos últimos dois anos e conseguiram avançar significativamente. No mercado internacional, ampliamos nossa presença. O principal destaque, no entanto, é o mercado interno, para onde destinamos cerca de 67% da nossa produção. Atualmente, a carne de frango é a proteína animal mais consumida no Brasil, com índices de consumo per capita acima de 45 quilos anuais”, arremata o presidente da ABPA.

Veja mais informações sobre a produção de carne de frango do Brasil aqui: https://abpa-br.org/destaque/dia-mundial-do-frango/

Com Assessoria

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile