A independente Ink&Blood Comics chega com lançamento duplo: o número 82 da lendária revista de quadrinhos de terror “Calafrio”; e a estreia de “Oeste Bravio”.
O título clássico nacional homenageia na capa de Rubens Lima o leitor e amigo Cassio Witt. A edição traz a volta do Espantalho numa HQ de justiça macabra pelos irmãos Rubens e Ivan Lima. Uma dupla que volta é o escritor Thiago Del Dono e o desenhista Dhaius Oliveira com Inquisition.
Ivan Sória Fernandez estreia na Ink&Blood com uma HQ vinda dos bastidores de Calafrio Apresenta Perdidos no Cemitério em A Guia do Cemitério. A HQ de fechamento é Desejos Bestiais da colaboração do texto de Maicol Cristian e desenhos de J Herrero.
Nas seções, as tradicionais mensagens dos leitores na Mala Direta. Quem é Quem nos Quadrinhos apresenta Dhaius Oliveira. Mais uma crônica dos anos dourados dos quadrinhos nacionais por Luiz Saidenberg.
A matéria da edição trata de uma das mais longevas obras nacionais, Rango, do gaúcho Edgar Vasques. Sidemar resenha o filme A Vingança do Espantalho em CineCalafrio; e encerra a revista com uma resenha de uma edição do passado em Capa Clássica.
Faroeste
Mas a grande novidade da Ink&Blood, do editor Daniel Saks, é a investida num gênero amado pelos fãs de quadrinhos no Brasil. Com capa de Rubens Lima, a edição inaugural de “Oeste Bravio” traz quatro HQs de personagens aos moldes das deliciosas revistas de faroeste dos anos de 1970 e 80.
A primeira dessas histórias é O Braço Esquerdo de Deus escrita por Osny Jr e desenhada por Bira Dantas que estrela o delegado Murphy Wayne. Laudo Ferreira introduz o caçador de recompensas Sabatina, inspirado no western italiano, em A Pistola da Vingança.
Sidemar de Castro e Rubens Lima reafirmam mais um degrau na exitosa parceria com Seu Nome é Ringo, em Welcome to Tombstone. E Pier de Queiroz roteirizou Sem Rastro de Pólvora para os desenhos de Ivan Lima, quando contam a saga da cidade Cheating City.
Nas seções, o editorial exalta as metas desse título novo. A segunda parte da matéria sobre a história dos quadrinhos de faroeste, agora sobre a produção europeia por Daniel Saks com muita ajuda de Luiz Antônio Sampaio.
O grande editor, escritor e conhecedor de cinema e HQs, José Salles, comenta o filme Punidos pelo Próprio Sangue (Backlash) em CineFaroeste. E para não fugir da fórmula, uma edição do passado resenhada em Capa Clássica.
Serviço
“Calafrio”#82 tem 52 páginas ao preço de R$ 20; “Oeste Bravio” tem 64 páginas a R$ 30. Ambas as revistas no formato 20 x 28cm, podem ser adquiridas, assim como as demais em estoque, na página Calafrio e Mestres do terror do Facebook, pelo messenger com o editor Daniel Saks, no e-mail revistacalafrio@gmail.com, e em breve nas lojas parceiras favoritas dos leitores.