A venda de livros no Brasil sofreu queda de 9,84%, na comparação do chamado período 04 de 2024 com a mesma época em 2023. É o que revela o 4º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (Snel) nesta terça-feira, 14.
Ou seja, de 3,64 milhões de livros vendidos no intervalo de 27/03 a 23/04/2023, o comércio caiu para 3,28 milhões de 25/03 a 21/04/2024.
No entanto, continua apresentando aumento de faturamento graças a um preço médio que subiu 14,38%, com um desconto médio menor de 5,70 p.p. em relação ao ano anterior. Um fator positivo que vale ser ressaltado é a bibliodiversidade de livros comercializados que continua crescente, sendo 4,56% neste período superior ao 04T2023.
“A boa notícia vem do aumento da bibliodiversidade: as editoras continuam apostando em novidades, em novos títulos, o que demonstra a disposição do setor para enfrentar as quedas nas vendas”, explicou o presidente do Snel Dante Cid, via site da instituição.
No acumulado – 2023 (02/01 a 23/04/2023) x 2024 (01/01 a 21/04/2024) -, o ritmo é um pouco menor, mas segue positivo em faturamento e negativo em volume. Do início do ano até 21 de abril de 2024, foram vendidos 16,76 milhões de livros, acumulando um faturamento de R$ 898,66 milhões para o setor livreiro. Já em 2023, o setor alcançava 17,54 milhões de livros comercializados e R$ 835,50 em receita. A alta no preço médio no período reflete no acumulado também e ele segue com uma variação de 12,55% no acumulado de 2024.
Um fator a ser comemorado pelo setor é a quantidade de ISBNs movimentadas em 2024, mostrando que o consumidor tem procurado o livro como um fonte de entretenimento e ele tem explorado as diversas opções que o mercado traz.
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o Snel e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados.
O Snel divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.