Exportações brasileiras de soja aumentam 11,75% e batem recorde em 2025

Preço da soja sobe no Paraná

As exportações brasileiras de soja cresceram 11,75% em 2025 na comparação com o ano anterior e atingiram um volume recorde de 108.727.133 toneladas, ante 97.294.790 toneladas exportadas em 2024. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC).

Com esse resultado, o volume exportado em 2025 superou o recorde anterior registrado em 2023, quando o Brasil vendeu ao exterior 101,3 milhões de toneladas, consolidando o último ano como o melhor da história do país no comércio internacional de soja.

De acordo com o relatório anual da ANEC, o crescimento foi impulsionado principalmente pelo forte desempenho dos embarques no segundo semestre. Houve aumentos expressivos em março, julho, setembro, outubro, novembro e dezembro, na comparação com os mesmos meses de 2024.

Em março e julho, os embarques apresentaram crescimento anual superior a 2 milhões de toneladas em cada mês, contribuindo de forma significativa para o resultado recorde.

A China manteve-se como o principal destino da soja brasileira, com 87,1 milhões de toneladas, o equivalente a cerca de 80% do total exportado em 2025. Outros compradores relevantes foram a Espanha, que importou 3,7 milhões de toneladas, e a Tailândia, com 3,2 milhões de toneladas. Os demais mercados responderam, em conjunto, por 14,7 milhões de toneladas.

Segundo a ANEC, as exportações de soja renderam ao Brasil cerca de US$ 43,5 bilhões em divisas ao longo de 2025.

A associação também projeta que, caso as condições atuais de mercado se mantenham, as exportações brasileiras de soja poderão alcançar 110 milhões de toneladas em 2026.

Sair da versão mobile