Com mais de 200 serviços disponíveis e previsão de atender 2,8 mil pessoas por dia, a unidade do Poupatempo de Maringá foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 27 novembro, no Shopping Cidade. Mas deste o último dia 17, a agência já estava em testes, na fase de pré-operação, para calibrar o sistema e receber o cidadão. Agora, de portas abertas e com tudo em pleno funcionamento.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da abertura oficial dessa sexta unidade e avaliou que a aceitação desse tipo de projeto tem sido muito boa pelos paranaenses. “A praticidade, a agilidade do atendimento, isso tudo tem facilitado a vida do cidadão para vários serviços que o Estado tem. Estamos falando de mais de 200 serviços que estão disponibilizados para o público de diversas áreas”, disse, durante coletiva de imprensa. Segundo ele, com a implantação gradativa do Poupatempo nas cidades, a ideia é ampliar o leque de serviços, como das prefeituras, da Polícia Federal (para emitir passaportes), por exemplo.
Com unidades funcionando em cidades como Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e agora Maringá, o projeto deve totalizar 20 unidades que serão implantadas em todo o Estado. Marca uma nova fase no atendimento ao cidadão, com foco em centralizar, simplificar e modernizar a oferta de serviços públicos estaduais.
Com todas as unidades em funcionamento, a expectativa é de realizar até 7 milhões de atendimentos por ano, uma média de 27 mil por dia. O novo modelo também trará redução de custos de até 70% para o governo estadual, o que pode representar economia superior a R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos.
O atendimento abrange todos os públicos, indo da pessoa chamada de analógica, que prefere o “olho no olho” nos guichês, até o pessoal tecnológico, que consegue utilizar o site, aplicativo ou totem.
Para o prefeito de Maringá Silvio Barros, os serviços no mundo têm evoluído para atender a população, com mais eficiência e resposta mais ágil. “O que a gente está vendo aqui [no Poupatempo de Maringá] é justamente isso. O governo do Estado está proporcionando à população de Maringá e região o acesso aos serviços estaduais, com maior velocidade e eficiência, com muita facilidade”, complementando que o governador ofereceu o espaço para implantação de serviços da Prefeitura.

Funcionamento
Com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a unidade do Poupatempo Paraná oferece mais de 200 serviços de órgãos estaduais e parceiros, entre eles emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, atendimentos do Detran-PR, serviços da Copel e Sanepar, consultas da Cohapar, cadastro no programa Casa Fácil Paraná e encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego e vagas de emprego das Agências do Trabalhador.
“É uma infinidade de serviços que nós temos. Também damos suporte para os imigrantes e refugiados de Maringá e região”, explica a gerente da unidade de Maringá, Dayanni Guidelli, em entrevista ao jornal O Maringá.
Segundo ela, o Poupatempo maringaense começou seu trabalho na fase de pré-operação, dia 17 de novembro, passando de mil atendimentos nesse período de testes. No entanto, a projeção é bater em 2,8 mil ao dia. Para tanto, conta com colaboradores, totens de autoatendimento, guichês e uma equipe online, permitindo que o cidadão se programe. “Temos para todos os públicos”, acrescentando que a média de atendimento na unidade é de 15 minutos (em serviços mais complexos), entre a entrada e a saída.
Inclusive, a ideia do projeto é facilitar para que a população possa fazer mais de um serviço no Poupatempo, eliminando a necessidade de ir a locais diferentes em Maringá. “O objetivo é esse mesmo: poupar o tempo”, reforça Guidelli.
A unidade maringaense conta com 52 funcionários, sendo 41 atendentes desse total. E numa área de 1,2 mil m², com acessibilidade e aconchego. Sem taxas para os serviços.

Paraná
A nova unidade em Maringá passa a integrar a rede estadual composta por outras cinco já em operação. Desde o início do funcionamento da primeira unidade, em 2 de outubro de 2025, o Poupatempo Paraná soma mais de 45 mil atendimentos em todo o Estado.
Em Curitiba, o Poupatempo Paraná do Shopping Estação acumula 16.246, além de 688 atendimentos na unidade digital – espaço de atendimento com teleatendentes que, muitas vezes, resolve a solicitação do usuário sem a necessidade de atendimentos nos guichês.
Em Londrina, as equipes já realizaram 12.113 atendimentos desde 24 de outubro. Já em Ponta Grossa, instalada no Shopping Palladium e ativa desde 30 de outubro, foram 5.240 atendimentos. Em São José dos Pinhais, no Shopping São José, são 5.224 atendimentos desde o dia 3 de novembro. A capital também conta com a unidade Curitiba Pinheirinho, que já contabiliza 3.473 atendimentos.
A expansão do programa segue em ritmo acelerado. Outras três unidades estão funcionando em caráter de teste e serão inauguradas em breve: Araucária, Foz do Iguaçu e Cascavel. Também entram em fase de testes até o fim de 2025 as unidades de Umuarama, Colombo e Guarapuava, reforçando o compromisso do Estado em facilitar o dia a dia da população com serviços públicos integrados, atendimento rápido e estrutura moderna.
Para 2026 estão previstas as inaugurações do Poupatempo Paraná em Campo Mourão, Pinhais, Toledo, Campo Largo, Paranaguá, Arapongas, Apucarana e uma terceira unidade na capital Curitiba.

Serviço
O Poupatempo Paraná de Maringá fica alocado no Shopping Cidade, na Praça de Alimentação ao lado do cinema, na avenida Tuiuti, 710, Vila Nova. O atendimento da unidade é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Caso o cidadão não consiga fazer o agendamento pelo site ou aplicativo de celular, pode se dirigir presencialmente até a agência, onde tem totens e guichês à disposição.
“O cidadão não vai ficar sem ser atendido”, destaca a gerente Dayanni Guidelli.


