INSS orienta beneficiários sobre ações de golpistas

INSS orienta beneficiários sobre ações de golpistas

Foto: Diogo Sallaberry / Agência RBS

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que está executando revisões de benefícios e faz alerta: golpistas estão aproveitando essa situação para entrar em contato com os segurados, para tentar obter dados pessoais.

Os únicos canais disponíveis para os cidadãos é o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/#/login) e o telefone 135, onde poderão acompanhar o andamento das solicitações e agendamentos. E o número oficial de SMS usado pelo INSS é o 280-41. Todo atendimento feito pelo instituto fica registrado no site Meu INSS.

Obs: quando você ligar no telefone 135 o atendente solicitará algumas informações como padrão de segurança.

Importante: o INSS não entra em contato direto com os segurados, não envia link e não pede fotos de documentos. Caso você receba alguma ligação, mensagem de celular ou e-mail, fique atento!

Se você recebeu alguma tentativa de golpe, comunique a Ouvidoria no 135 ou no site https://falabr.cgu.gov.br/. Em caso de golpe, registre um boletim de ocorrência, informe o INSS e o banco no qual recebe o benefício.

Revisão administrativa

Beneficiários que estão com algum dado cadastral inconsistente serão notificados pelo INSS por carta, no endereço cadastrado no sistema.

No site Meu INSS poderá solicitar o serviço “Atualização de dados de benefício” e enviar as cópias digitalizadas dos seguintes documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, titulo de eleitor, carteira de trabalho e previdência social.

Se o segurado não conseguir enviar documentação pelo menu Meu INSS o agendamento poderá ser feito pelo telefone 135 para fazer a entrega de documentos por convocação.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile