Jovens de 18 a 24 anos estão procurando empreender mais em franquias no decorrer da pandemia do novo coronavírus, é o que revela um estudo publicado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O interesse desse público em buscar por unidades de franquia como preferência de negócio expandiu 109,4% nos últimos meses em comparação com as demais faixas etárias. Com isso, em números absolutos, a quantia saltou de 212.202, no período de janeiro de 2019 a março de 2020, ou seja, 10,2% de participação em relação às demais idades, para 332.336, de março do ano passado a maio deste ano, em 21,3% comparados aos demais grupos em divisão por faixa etária.
Os intervalos verificados foram 14 meses antes da pandemia que começou em março do ano passado, e os 14 meses após o início da pandemia, contendo os meses de restrição do comércio, indústria, escolas etc.
Além disso, a nova geração também tem investido no próprio negócio, ao invés de criar uma carreira dentro de grandes empresas.
Uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2018, indicou um crescimento do público jovem entre os novos empreendedores: de 2017 para 2018, a participação de indivíduos de 18 a 24 anos subiu mais de 17%, considerando a quantia total de empreendedores no Brasil.