Maior parte da geração de emprego vem de micro e pequenas empresas

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o Índice das Cidades Empreendedoras 2020 destacou Maringá como o 33º município mais empreendedor do país e o 2º do Paraná, atrás apenas da capital Curitiba. No mesmo período houve um aumento de 20% na formalização de novos empreendimentos. Em janeiro de 2020, Maringá teve um aumento de 4.979 novos empreendedores.

A consultora do Sebrae/PR, Rosineide Pereira explica que abrir o MEI é a principal porta de entrada para o empreendedorismo. É uma forma simples de se formalizar, com baixo custo, não tem taxa de registro, a cobrança é apenas uma taxa mensal. 

“Os motivos que levam as pessoas a empreender, aliás, são bastante diversos. Os controles são simplificados, além de ter acesso a serviços gratuitos”, afirma.

Para se formalizar, basta cumprir algumas condições: o empreendedor precisa verificar junto ao município, através de uma consulta prévia, se a atividade que deseja empreender pode ser exercida no local escolhido e se essa atividade está na lista de ocupações do MEI, que hoje são mais de 480 atividades permitidas, segundo o portal: www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor.

“Você não pode participar como sócio administrador ou titular de qualquer outra empresa; você deve exercer uma atividade permitida para esse tipo de empresa; contar com um faturamento de até R$ 81 mil por ano (uma média de R$ 6.750 mensais); além de, caso esteja contratando, ter apenas um funcionário”, explica Rosineide.

Cumprindo todos os requisitos e formalizado como MEI, o empresário poderá contar com diversos benefícios como os direitos e benefícios da previdência como a aposentadoria por idade, acesso ao auxílio-doença, à licença-maternidade e outros auxílios que utilizam o salário mínimo como base. O processo é bastante simples e rápido, além de totalmente gratuito. 

 

Saiba Mais

Para informações e dicas de como abrir uma MEI, a “Sala do Empreendedor de Maringá” pode ajudar com dicas e na documentação.

Telefone: (44) 3221-1295

Endereço: Rua Arthur Thomas, 792.

Sair da versão mobile