Mercado de livros tem faturamento positivo no 2º período, mas volume negativo, revela Painel

Crédito: Ilustrativa/Freepik

O mercado de livros no Brasil registra um faturamento positivo de 12,47% no período 2 do ano, conforme o 2º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, em pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (Snel) nesta terça-feira, 19 de março.

É um segundo período mais promissor, após o início negativo. Mas o volume segue negativo em 0,29%. A movimentação de títulos vendidos chega a 4,02 milhões de livros contra 4,03 milhões em 2023. Já em faturamento, com a influência de um preço médio superior de 12,80%, o setor alcança a marca de R$ 219,19 milhões contra R$ 194,88 milhões no 02T2023.

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Interessante notar que a bibliodiversidade no período alcançou uma variação de 8,77% e tal movimentação reflete nos números no acumulado que também ficam positivos e chegam a 3,13%.

“Ainda temos pouco histórico dentro do ano para firmar uma conclusão de tendência, mas fica claro que os 5,5 p.p. a menos em desconto é um dos fatores que influencia esse aumento tão expressivo no preço médio”, comenta Ismael Borges, Country Manager da Nielsen Bookdata Brasil, via Snel.

Para o presidente do Snel, Dante Cid, os resultados demonstram uma recuperação importante que ameniza a preocupação gerada no primeiro período. “É preciso destacar também o aumento em 8,77% da bibliodiversidade, que traduz o trabalho incansável das editoras para reverter a curva e proporcionar novas opções aos leitores”.

Além da bibliodiversidade, o faturamento também apresenta uma variação positiva no acumulado. Desde o início do ano, o setor livreiro movimentou 8,43 milhões de livros e acumulou uma receita de R$ 482,98 milhões, sendo 8,99% menor em volume que no início de 2023 e 5,29% superior em faturamento. Vale destacar que o preço médio continua positivo e chega a marca de 15,69%.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o Snel e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O Snel divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

Sindicato
Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o Snel é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc).

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