Valorizando textos inéditos nas categorias de conto, romance e poesia, o Prêmio Sesc de Literatura 2025 vai abrir suas inscrições gratuitas no próximo dia 10 de fevereiro, a partir de 10h (horário de Brasília). O prazo se estenderá até 18h de 10 de março (horário de Brasília). Não serão consideradas inscrições fora desse período.
Essa premiação é aberta a autores/as brasileiros/as residentes no Brasil, escrevendo em língua portuguesa. Segundo o regulamento, a avaliação dos originais é feita às cegas, ou seja, sem identificação de autoria, por meio de jurados especializados e com trajetórias consolidadas no meio literário brasileiro.
Os três originais vencedores serão editados e publicados, gratuitamente, pela editora Senac Rio, que garantirá a distribuição dos livros em livrarias. A tiragem inicial mínima será de 2 mil exemplares para cada categoria, além da disponibilização no formato e-book. Cada vencedor/a assinará o contrato de publicação diretamente com a referida editora, que ficará responsável pelos termos de edição.
O Sesc distribuirá os livros vencedores para as suas bibliotecas e garantirá a circulação dos vencedores em eventos literários por todo o país.
O/A vencedor/a de cada categoria receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 30 mil, já descontados os impostos.
Inscrição
“Para realizar a inscrição no Prêmio Sesc de Literatura, o/a candidato/a deverá enviar um original, ou seja, uma obra literária que nunca tenha sido publicada. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que o livro não tenha número de registro no ISBN. Obras lançadas em plataformas digitais não poderão ser inscritas”, diz o regulamento.
Além disso, o/a candidato/a deverá ser inédito na categoria em que se inscrever, ou seja, não é permitido ter livros publicados na categoria escolhida no ato da inscrição (Romance, Conto ou Poesia), podendo ter livros publicados previamente nas demais categorias. Só se pode inscrever em apenas uma categoria.
Todos os detalhes do processo de inscrição (incluindo o formato do arquivo, por exemplo) estão disponíveis no regulamento, que deve ser lido na íntegra, AQUI
Acesse o site: www.sesc.com.br/atuacoes/cultura/literatura/premio-sesc-de-literatura/
Em caso de informações, dúvidas e demais questões relativas a este edital podem ser encaminhadas ao e-mail premiosesclit@sesc.com.br
2024
Em 2024, o Prêmio Sesc de Literatura premiou os seguintes autores: Ricardo Mauricio Gonzaga (ES), com o romance “Bololô: gaiola vazia”; Patricia Lima (SP), com o livro de contos “A glória dos corpos menores”; e Antonio Veloso Maia (RJ), com a obra de poesia “Contra a parede”.
As três obras foram escolhidas entre 2.731 inscritas e publicados pela editora Senac Rio, com tiragem inicial de 2 mil exemplares para cada categoria e estão disponíveis em livrarias físicas e online. Os autores receberam ainda um prêmio no valor de R$ 30 mil.
“O Prêmio Sesc de Literatura já se consagrou no cenário nacional e internacional e tem levado os autores a vencerem outras premiações, ampliando a projeção desses escritores brasileiros no mercado literário. Assim, vamos ajudando a descortinar e a apresentar ao mercado, ao setor e aos leitores uma nova geração muito forte e muito potente da nossa escrita”, comemorou à época do lançamento Janaina Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.
Durante a cerimônia de apresentação das obras, também receberam Menção Honrosa os livros de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo finalistas das três categorias. O escritor Matheus Rodrigues, autor do romance “1 copo de sal”, recebeu a homenagem em nome do grupo, que inclui também Oly Cesar Wolf (PR) com o romance “Inventário da parede”; Mônica Karine da Silva SP), com o livro de contos “Onde se pede a carne’; e Ruan Gabriel Belo da Silva (PE) com o livro de poesias “Codorna”.
História
O Prêmio Sesc de Literatura é um dos mais importantes e consagrados do país na distinção de escritores inéditos. Podem concorrer autores não publicados nas categorias Romance, Conto e Poesia. O Prêmio avalia trabalhos com qualidade literária para edição e circulação nacional. Ao oferecer oportunidades a novos escritores, impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional.
Desde a sua criação em 2003, cerca de 20 mil livros foram inscritos e 37 novos autores revelados.