Mês de junho foi o mais quente do histórico em Maringá, diz Simepar

Mapa de chuvas durante junho no Paraná (Crédito: Reprodução/Simepar)

Após um período de estiagem, Maringá tem vivido dias com grande volume de água desde segunda-feira, 8 de julho. Mas o cenário foi diferente em junho, com chuvas abaixo das médias climatológicas em praticamente todo Paraná.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a presença de bloqueios atmosféricos impediu o avanço de frentes frias mais organizadas pelo estado, por isso poucos eventos de instabilidade. Especialmente na segunda quinzena do mês houve deslocamento de alguns sistemas frontais pelo Sul do Brasil, que provocaram chuvas principalmente nos setores mais próximos de Santa Catarina.

Entre o sudoeste e o sul paranaense a chuva ficou acima da média histórica em função desta situação. Em boa parte do noroeste e do norte praticamente não choveu ao longo do mês.

Em função da atuação de bloqueios atmosféricos, foram vários períodos com temperaturas elevadas no estado. “Isto contribuiu para as anomalias de temperatura média ficarem positivas (mais quente que o normal) em todo Paraná. Em vários setores esta anomalia alcançou 3 a 4°C!”, diz o Simepar, destacando que foi o mês de junho mais quente do histórico em várias cidades: Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Umuarama.

No final do mês houve avanço de uma forte massa de ar polar, que provocou forte resfriamento e geadas em muitas regiões. A menor temperatura do mês ocorreu em General Carneiro, com -3,5°C (30/06). Já o maior valor foi registrado em Antonina no dia 23/06: 35,2°C.

Chuvas nesta quarta-feira
Para os próximos dias, a previsão do Simepar é de que o tempo nublado permaneça em Maringá. Mas sem chuva, entre quinta-feira, 11, e domingo, 14. As temperaturas devem variar entre 11º C (mínima) e 24º C (máxima). Pelo menos, na consulta feita pela reportagem na manhã desta quarta-feira, 10.

Aliás, chove com certo volume hoje. A precipitação acumulada estimada era de 4.0 mm; mas já passou disso. Desde a zero hora desta quarta e até 11h, já caíram 5,2 mm, segundo a Estação Maringá.

Sair da versão mobile