Somente de 155 mil servidores da ativa e quase 131 mil aposentados e pensionistas, o que dá um impacto de R$ 2,4 bilhões na folha de pagamento do Estado, o 13º salário trará um acréscimo de R$ 148 milhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, como mostra o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Além do pagamento integral do benefício, o Governo do Estado também vai antecipar a folha salarial de dezembro, que será paga no dia 18, antes do Natal. Somada à folha de novembro, paga em 28 de novembro, e ao 13º salário, serão R$ 7,3 bilhões injetados na economia paranaense neste fim de ano.
O pagamento do 13º salário aos trabalhadores do mercado formal deve injetar R$ 620,1 milhões na economia maringaense, até o final de dezembro de 2025, conforme dados do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Paraná. Na soma dos principais municípios paranaenses, incluindo Maringá, o montante projetado pode chegar a R$ 13,578 bilhões.
Em sondagem da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR, os paranaenses estão mais inclinados a presentear neste fim de ano: 67,2% dos consumidores do estado pretendem comprar presentes de Natal em 2025. O índice supera o registrado no ano passado, quando 63,5% declararam a mesma intenção. Outros 18,4% ainda estão indecisos e 14,4% não pretendem gastar.
As mulheres aparecem levemente mais dispostas a comprar, com 68% de intenções positivas, enquanto entre os homens o percentual é de 65,3%.
A região Central, que abrange municípios como Guarapuava e Ponta Grossa, lidera o entusiasmo natalino, com 77,6% dos entrevistados planejando presentear. Em seguida aparecem Sul e Sudoeste (71,5%), Leste, RMC e Litoral (70,7%), Noroeste e Maringá (69,3%), Curitiba (68%), Oeste (62%) e Norte (56,6%).
A maior parte dos paranaenses (70,8%) pretende presentear até cinco pessoas. Outros 23,1% planejam adquirir itens para um grupo entre seis e dez, enquanto 6,1% devem oferecer lembranças a mais de dez pessoas.
Os itens de vestuário permanecem como a escolha mais frequente dos consumidores, com 61,1% das citações, embora tenha recuado em relação aos 68,5% registrados em 2024. Os brinquedos seguem estáveis, com 43,9%, enquanto a procura por calçados caiu para 18,8%. Perfumes e cosméticos também tiveram redução, passando de 23,2% no ano passado para 16,7% em 2025. Já as lembrancinhas e o artesanato mantiveram o patamar do ano anterior (10,6%), e os eletroeletrônicos caíram de 12,8% para 9,5%.
Lojistas
Por sua vez, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) divulgou uma pesquisa feita com 60 lojistas sobre a expectativa com as vendas natalinas. O levantamento revela que 45% dos empresários esperam faturar mais neste Natal em comparação ao ano passado, enquanto 15% projetam manter o desempenho. Entre aqueles que preveem crescimento, 70% acreditam que as vendas serão de 10% a 40% superiores. Os demais estimam queda ou não souberam responder.
Em relação aos preparativos para o período natalino, 45% dos lojistas adquiriram o mesmo volume de estoque e 33% aumentaram as compras. Três em cada quatro empresários não devem contratar colaboradores temporários. Considerando todo o ano, 20% contrataram dois novos funcionários, 12% contrataram um e 37% não realizaram contratações.
A pesquisa também apontou que 55% dos entrevistados acreditam que a programação da Maringá Encantada impacta positivamente o faturamento do período.



