Que o Paraná tem se destacado na educação a maioria já sabe. Bem avaliado com notas cada vez melhores, programas e tecnologia nas escolas, tem colocado o estado no topo da lista. Outro grande avanço foi na alimentação dos alunos (47 toneladas em 2024) e quase R$ 569 milhões em investimentos no setor.
Outro fator que chama a atenção e está ajudando as economias locais é a contratação de alimentos provenientes da Agricultura Familiar. Com a aquisição de R$ 275 milhões em produtos de pequenos agricultores. “Essa política não só apoia 17 mil famílias em todo o Estado, mas também fortalece a economia regional e valoriza práticas agrícolas sustentáveis e de qualidade”, explica o secretário da Educação, Roni Miranda.
Os investimentos do Governo do Estado na alimentação escolar figuram entre as principais iniciativas para a garantia do aprendizado e da formação integral dos estudantes da rede estadual do Paraná.
O valor é oriundo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), que ajuda a promover a saúde e bem-estar para cerca de 1 milhão de alunos. Um dos destaques do programa de alimentação escolar é o incentivo à sustentabilidade e à qualidade dos produtos. Dos alimentos adquiridos, 25% (um em cada quatro do total) foram orgânicos, como frutas, hortaliças e leite.
Foram servidos 1,1 milhão de refeições completas por dia em toda a rede estadual. Além disso, as carnes, passaram a ser oferecidas diariamente, complementando a nutrição dos estudantes e garantindo refeições mais completas e satisfatórias.