*Com Agência Brasil e Petrobrás
A Petrobras oficializou, nesta quinta-feira (12), a contratação de dois estaleiros de Santa Catarina para a construção e afretamento de 12 embarcações do tipo Platform Supply Vessel (PSV). Esses navios serão utilizados no suporte marítimo às operações de exploração e produção, abastecendo plataformas e navios-plataforma. Os contratos, que totalizam R$ 16,5 bilhões, foram firmados com as empresas Bram Offshore, em Navegantes, e Starnav Serviços Marítimos, em Itajaí.
O anúncio foi feito pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, durante um encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), em Brasília. Segundo Chambriard, as embarcações desempenharão um papel estratégico nas operações logísticas da empresa até 2028, com a expectativa de gerar 11 mil empregos diretos e indiretos.
Os contratos estipulam que, durante a construção, 40% do conteúdo utilizado deve ser de origem local. Além disso, está previsto um período de até quatro anos para a mobilização dos navios e 12 anos para a operação dessas embarcações.
A presidente destacou que os navios serão equipados com tecnologia de ponta, alinhada aos princípios de sustentabilidade. “Eles atendem aos mais elevados padrões ambientais, sociais e de governança, essenciais para um futuro sustentável”, afirmou.
Uma das principais inovações é o sistema propulsivo híbrido das embarcações, que combina motores elétricos e baterias com geradores movidos a diesel e biodiesel, reforçando o compromisso com práticas ambientalmente responsáveis.