Levantamentos do Cepea apontam que, ao longo de maio, os preços da soja oscilaram dentro de uma faixa estreita.
Segundo o Centro de Pesquisas, as pequenas variações vêm sendo influenciadas pelo contexto de oferta da América do Sul, pelo ritmo de cultivo da nova safra nos Estados Unidos, mesmo por impactos das tarifas norte-americanas sobre outros países e por reações dos governos afetados por tais medidas.
Na última semana, pesquisas do Cepea mostram que as cotações seguiram levemente pressionadas, e a média mensal de maio acabou ficando abaixo da de abril. Enquanto isso, as exportações de soja em grão continuam aceleradas.
Trigo
Já o trigo teve preços médios em queda, diz o Cepea. Segundo o Centro de Pesquisas, a pressão veio do avanço da semeadura no Brasil, da expectativa de safra recorde mundial e da projeção de produção argentina crescente.
De modo geral, o Cepea observou maior disparidade entre os valores ofertados por agentes ativos no spot. Ao longo do mês, as negociações envolvendo trigo estiveram lentas.
Compradores buscaram adquirir apenas lotes pontuais e, com isso, mantiveram suas ofertas de preços abaixo do esperado por vendedores. Já triticultores estiveram focados nos trabalhos de campo e cautelosos na disponibilização de novos lotes, conforme explicam pesquisadores do Cepea.