O Dia das Mães deste ano está chegando e é comemorado no dia 11 de maio. Uma data importante para o varejo, com cerca de 80% dos brasileiros indo às compras com estimativa de movimentação de mercado de 40 bilhões de reais. Em Maringá, na segunda principal data de vendas do varejo brasileiro, a maioria dos consumidores vai comprar no comércio físico, comemorará em casa e gastará entre R$ 100 e R$ 300. É o que revela pesquisa da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
De acordo com o estudo, 57% presentearão na data, enquanto 25% não sabem e o restante deu outras respostas. Entre os que não comprarão presentes, os principais motivos citados foram não ter quem presentear, financeiro, morar longe e não comemorar a data.
Mãe, esposa e avó serão as mais presenteadas com 53%, 16% e 13% das respostas, respectivamente. Bolsa lidera a lista de compras, com 14%, seguida por calçados com 13%, roupas com 11%, flores e perfumes, 10% cada. A maioria, 57%, gastará entre R$ 100 e R$ 300, sendo que 37% dos consumidores gastarão igual ao ano passado e 35% gastarão mais.
As lojas físicas serão as escolhidas por 66% dos consumidores devido ao contato com o produto, costume, localização e segurança. Já o local de comemoração será em casa para 59%, enquanto 25% escolherão restaurante e o restante irá em shopping, viagem, cinema ou outros. A pesquisa foi feita com 389 consumidores e tem erro amostral de 4,97%.
Pesquisa nacional
No Brasil a pesquisa do Instituto Locomotiva revela que cerca de 133 milhões de consumidores se movimentarão para a compra de presentes, sendo a maioria das compras (70,7%) deverá ocorrer na semana da data. A moda e acessórios, beleza e cosméticos, e presentes personalizados são categorias em evidência. Flores, kits de autocuidado e eletroportáteis também são produtos populares que foram citados.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 28 de março com 1.499 pessoas em todo o país, e apontou um aumento no percentual de intenção de compra no Dia das Mães em relação ao ano passado, quando 71% dos brasileiros afirmaram ter presenteado alguém. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Cosméticos e roupas são as escolhas mais frequentes. O estudo detalha que entre aqueles que já compraram ou pretendem comprar algum presente, a maioria dá preferência para cosméticos (47%) e roupas, indicada pelo mesmo percentual.
Chocolates também foram citados por 39% dos brasileiros. Assim como calçados, opção de presente de 29%. Na sequência aparecem as flores, com 28% das menções, cestas de café da manhã e alimentos personalizados (23%), eletrônicos (16%), serviços de relaxamento e autocuidado (13%) e livros, preferência de 7% dos entrevistados. Outras opções somam 1%.