Após um semestre, o jornalista e sociólogo Victor Simião retorna à rádio CBN Maringá para apresentar o programa “Biblioteca CBN”. A coluna, que aborda o campo do livro, leitura e literatura em várias frentes, irá ao ar, de forma inédita, às 15h15 todas as sextas-feiras, em 95,5 FM ou no site www.cbnmaringa.com.br. Após a exibição, o ‘Biblioteca CBN’ ficará disponível no site da emissora e em tocadores de podcast.
Criado por Simião em 2017, o “Biblioteca CBN” teve uma primeira fase até 2020, quando o jornalista deixou a emissora e assumiu o cargo de secretário de Cultura de Maringá. Em abril de 2024, o programa retornou. Simião novamente se desligou em junho, e aí a coluna foi apresentada pela escritora Thays Pretti. Ela esteve à frente até janeiro deste ano.
“A Thays foi generosa em tocar a coluna. Sou grato por tudo que ela fez. Agora, retorno ao ‘Biblioteca’, o que me dá muito prazer.”, afirmou.
Aos 30 anos, Victor Simião é formado em jornalismo e em ciências sociais. Mestre em Ciências Sociais, foi secretário de cultura entre 2021 e abril de 2024, onde fez o maior investimento no segmento na história: R$ 17 milhões; entre outros feitos ligados ao campo do livro, foi na gestão dele em que ocorreu a maior Flim (Festa Literária Internacional de Maringá) da história, bem como atualização de acervo em bibliotecas, reforma da biblioteca do Jardim Alvorada e a publicação de quatro livros ligados à história de Maringá.
“O objetivo do ‘Biblioteca CBN’ é falar sobre livros de forma geral, dando espaço, claro, às publicações maringaenses. Então, há muito a ser falado”, disse Simião.
Ao longo de quase 200 edições, o “Biblioteca CBN” já falou sobre autores como Dalton Trevisan, Ana Maria Gonçalves, Luiz Ruffato, Aline Bei, entre outros.
A edição que marca o retorno de Victor Simião irá ao ar nesta sexta-feira (07). O programa trará uma conversa com o escritor Gaetano Boumpane, que acaba de publicar o livro “Sobre o amor e outras borboletas”.
Com informações de assessoria