A partir desta terça-feira (24) está liberada a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2021. O crédito bancário será realizado no dia 31 de agosto para mais de 3,8 milhões de contribuintes e as restituições podem chegar até o valor de R$ 5,1 bilhões.
Serão realizados atendimentos prioritários:
– acima de 80 anos: para aproximadamente 8.185 idosos
– entre 60 e 79 anos: 67.893 pessoas
– pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave: 6.088 contribuintes
– maior renda (magistério): com 26.647 pessoas
Obs: os grupos prioritários totalizam cerca de R$ 273,2 milhões em restituições.
Consulte o site https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda da Receita Federal para saber se a sua declaração foi liberada. Basta clicar no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) para ter acesso ao extrato da sua declaração. Se houver irregularidades no processo o contribuinte poderá fazer a autorregulação, por meio da entrega de declaração retificadora.
Aproximadamente 3,7 milhões de contribuintes não prioritários foram contemplados com as restituições, que entregaram a declaração do IRPF até o dia 16 de agosto.
Resgate da restituição
O pagamento é realizado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte ao preencher as informações na declaração de Imposto de Renda. O prazo para resgate da restituição é de um ano no Banco do Brasil. Se houver algum problema quanto ao recebimento, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores em seu nome, acessando o portal do BB por meio do link www.bb.com.br/irpf ou pelos telefones telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Após o encerramento do prazo, o cidadão poderá fazer o requerimento no portal e-CAC no site da Receita, acessando a opção ‘Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda’ e depois clicar em ‘Solicitar restituição não resgatada na rede bancária’.
Confira aqui o cronograma de pagamentos dos lotes de restituição da Receita Federal, com a previsão de pagamento do 5o lote, último deste ano, a partir de 30 de setembro.