Receita paga lote residual de restituições do IRPF 2021 nesta quinta, 30

O pagamento será feito na conta informada na declaração

IR 2022

FOTO-REPRODUÇÃO

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Receita Federal vai pagar nesta quinta-feira, 30, o lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021. Aproximadamente 175 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco vão receber R$ 285 milhões de restituição do (IRPF) de dezembro. A Receita Federal havia aberto a consulta ao lote na quinta-feira, 23. O pagamento é feito na conta informada na declaração do Imposto de Renda.

O lote residual vai contemplar restituições da malha fina deste ano, quanto aos anos anteriores. Cerca de 174.482 pessoas foram contempladas. Desse total, 124.715 contribuintes enviaram a declaração até o dia 22 de novembro quitando as pendências com o Fisco. 11.367 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério, 4.183 idosos acima de 80 anos e 3.351 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

Se contribuinte não estiver na lista, é preciso que entre no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Caso haja alguma pendência, o contribuinte precisa enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Caso a restituição não seja depositada na conta informada na declaração, como no caso de uma conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte vai poder agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se o cidadão não resgatar o valor de restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile