Anúncio do Ministério da Agricultura é comemorado pela ABPA; parceria ressalta tradição das relações entre os dois países
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio do ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, sobre a aprovação, pelo governo japonês, de um novo Certificado Sanitário Internacional (CSI) para Influenza Aviária.
Agora, o CSI determina que restrições a exportações por detecção da enfermidade serão limitadas aos municípios onde eventualmente ocorram registros da enfermidade – até então, as restrições eram de âmbito estadual.
Em 2023, houve suspensão das exportações nos estados que registraram focos de Influenza Aviária em Aves de Fundo de Quintal. Vale lembrar que a avicultura industrial do Brasil nunca registrou focos da enfermidade.
“Essa conquista do Ministério da Agricultura para o Brasil é histórica, e racionaliza as medidas do comércio de carne de frango do Brasil para o Japão em eventuais situações sanitárias”, ressalta Ricardo Santin, presidente da ABPA.
Em 2024, o Japão foi o terceiro maior importador de carne de frango do Brasil, com 443,2 mil toneladas exportadas. Já neste ano, apenas no primeiro bimestre foram embarcadas 55,8 mil toneladas de carne de frango para o mercado japonês, gerando receita de US$ 103,7 milhões no período.