Restituição do Imposto de Renda: Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina de fevereiro

Imposto de renda: saiba o que é a declaração pré-preenchida

A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta segunda-feira, 24 de março, a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda. Cerca de 120 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco poderão verificar se receberão a restituição. Esse lote também inclui restituições residuais de anos anteriores, garantindo que quem teve problemas com a declaração possa finalmente recuperar os valores devidos.

Valores e prioridade no pagamento

Ao todo, serão pagos R$ 253,88 milhões a 120.039 contribuintes, sendo que R$ 168,86 milhões irão para aqueles que têm prioridade no recebimento.

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Os grupos prioritários incluem:

Além desses, 18.453 contribuintes que não se enquadram nos critérios de prioridade e não informaram chave Pix também receberão a restituição.

Como consultar e quando será o pagamento

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”, seguido da opção “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.

O pagamento das restituições será realizado em 31 de março, diretamente na conta bancária informada na declaração ou via chave Pix do tipo CPF.

Se o contribuinte não estiver na lista de pagamento, pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para tirar o extrato da declaração e verificar se há pendências. Caso seja necessário, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

O que fazer se a restituição não for depositada

Se, por qualquer motivo, a restituição não for creditada na conta informada—como no caso de conta desativada—o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o depósito em outra conta bancária de sua titularidade pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco nos números:

Caso o valor não seja resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, acessando “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicando na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

A consulta antecipada ao lote de restituição permite que os contribuintes fiquem atentos às movimentações do Imposto de Renda e regularizem possíveis pendências antes do prazo final.

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