O ano de 2024 se encerrou de maneira positiva para o setor livreiro no Brasil, conforme dados do 13º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, que é pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
As vendas em alta contribuíram para que o ano de 2024 apresentasse dados positivos em valor e volume, cifras que remetem ao período pré-pandemia.
O período 13 de 2024 – 2023 (04/12 a 31/12/2023) x 2024 (02/12 a 29/12/2024) -, que representa as últimas quatro semanas do ano e que foi movimentado pelas ações promocionais de Cyber Monday e o Natal, apresenta um volume de livros comercializados 18,92% superior ao mesmo período em 2023 e um faturamento maior também de 18,36%. Em números reais, foram 6,18 milhões de livros comercializados contra 5,2 milhões no período 13 de 2023. Em receita, o setor arrecadou R$ 329,28 milhões no 13T2024 e R$ 278,19 milhões no 13T2023.
“Tivemos um aumento em volume neste ano de 2024, o que por si só é uma excelente notícia, especialmente comparado aos resultados do ano anterior, quando houve uma queda de mais de 7%”, comentou o presidente do SNEL, Dante Cid, via site, ressaltando ainda que, em valor, também tivemos crescimento acima da inflação. “A forte queda no ano anterior, aliada a outros dados do mercado nos preocupava bastante. Esta reação no final do ano nos traz esperança de que tenhamos uma retomada mais sustentada do crescimento em 2025.”
O ritmo animador que o mercado tomou no fim de 2024 somado com o sucesso do período 13 foi determinante para o fechamento positivo de um ano desafiador. O ano de 2024 – 2023 (02/01 a 31/12/2023) x 2024 (01/01 a 29/12/2024) – consegue superar 2023 em 0,07% no volume de livros e 8,43% no faturamento. Foram 55,30 milhões de livros movimentados pelo setor, arrecadando R$ 2,80 bilhões, enquanto em 2023 o volume foi de 55,26 milhões e faturamento de R$ 2,58 bilhões.
“Menor desconto, menor bibliodiversidade e fechamento acima da inflação resumem o ano de 2024”, aponta Ismael Borges, Country Manager da Nielsen Book Brasil.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.