Os exportadores de avicultura e suinocultura do Brasil estão projetando um valor significativo de US$ 2,03 bilhões em embarques ao longo dos próximos 12 meses, resultado de negociações realizadas durante o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), que aconteceu na última semana no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento, que é o maior dos setores no Brasil, foi organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a ApexBrasil, e contou com 9,2 mil reuniões de negócios, das quais 2 mil foram com novos clientes de mais de 50 países.
Nos três dias do evento, foram realizados negócios que totalizaram US$ 192,8 milhões, envolvendo exportações de aves, suínos, ovos e genética avícola. Cerca de 60 agroindústrias participaram do SIAVS, com estandes próprios ou no pavilhão das agroindústrias. Segundo Ricardo Santin, presidente da ABPA, esses números destacam o SIAVS como um ponto crucial para a indústria global de proteína animal e reforçam o impacto positivo da ação em São Paulo para o setor no Brasil, que também incluiu produtores de carne bovina, peixes, lácteos, entre outros.
O sucesso do evento demonstra o papel estratégico do Brasil no cenário global de proteína animal e a importância das feiras internacionais para fortalecer a imagem e a posição do país como líder neste setor.