Sob impacto da Semana do Consumidor, vendas de livros aquecem no país

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Crédito: Ilustrativa/Freepik

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O comércio de livros no Brasil ganhou fôlego recente. Principalmente por causa das ações promocionais dos varejistas na Semana do Consumidor, conforme os dados do 3º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (Snel).

Esse levantamento registra um movimento superior em relação a 2023 e tais números contribuem para uma melhora no cenário anual também.

O período 03 de 2024 – 2023 (27/02 a 26/03/2023) x 2024 (26/02 a 24/03/2024) – apresenta um movimento do setor mais agressivo e com mais descontos. Foram movimentados 5,04 milhões de livros contra 4,63 milhões no mesmo período em 2023, marcando uma variação positivo de 8,95%. Em faturamento, o setor arrecadou R$ 245,37 milhões, sendo 15,95% superior ao período 03T2023 que alcançava R$ 211,63 milhões. O preço médio ainda se mantém superior com uma variação de 6,42%.

No acumulado – 2023 (02/01 a 26/03/2023) x 2024 (01/01 a 24/03/2024) -, é possível notar a positividade no faturamento e também um cenário positivo mesmo diante uma variação negativa em volume, pois com os bons resultados dos últimos períodos o mercado vem se recuperando e trazendo uma expectativa otimista para 2024.

Do início do ano até 24 de março, o volume de livros vendidos é de 13,48 milhões, enquanto em 2023 o volume foi de 13,90 milhões, registrando uma variação negativa de 3,01%, mas vale lembrar que o início do ano começou com uma variação de -15,70%. Já no quesito arrecadação, o setor segue com positividade e chega a 8,65% de superioridade em relação ao acumulado de 2023 com um faturamento de R$ 728,35 milhões contra R$ 670,35 milhões.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o Snel e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados.

O Snel divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

Com informações do Snel

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