Tomate, óleo de soja e pernil suíno puxam inflação de dezembro em Maringá

O Maringá

Em dezembro de 2024, o tomate teve a maior alta em Maringá (Crédito: Ilustrativa/Unplash)

Em dezembro, os produtos com maior variação de preço em Maringá foram o tomate, óleo de soja e pernil suíno, com altas de 14,78%, 6,90% e 6,22%, respectivamente. Os dados são do Índice Ipardes de Preços Regional Alimentos e Bebidas do Paraná (IPR Alimentos e Bebidas), que foi divulgado nesta quinta-feira, 9 de janeiro.

No geral, a inflação na Cidade Canção foi de 0,58% no último mês de 2024. No contexto estadual, variação de 0,67% invertendo o movimento de desaceleração observado na apuração anterior. Esse resultado foi impulsionado pela contribuição ponderada de itens como café e ovo de galinha que somados influenciaram o índice mensal em 0,50%.

Com relação aos municípios abrangidos pela pesquisa ocorreram reajustes de 1,04% em Curitiba, 0,88% em Londrina, 0,87% em Foz do Iguaçu, 0,59% em Ponta Grossa, 0,58% em Maringá e de 0,08% em Cascavel.

Sob a ótica da variação percentual, desconsiderando a ponderação de cada produto no cálculo do IPR, destacaram-se, em dezembro, os aumentos em ovo de galinha, 7,07%, em bisteca suína, 6,56% e em óleo de soja 6,24%.

“A redução da oferta de ovo de galinha impactou diretamente o preço do produto ao consumidor. Já o óleo de soja vem apresentando altas consistentes desde maio, refletindo o aquecimento da demanda interna, em especial de grandes consumidores como a indústria de alimentos e o mercado de biocombustíveis. Por sua vez, o preço da carne de porco foi impactado por ajustes na disponibilidade de animais em condições de abate em um período em que se intensifica a procura por cortes suínos”, diz o Ipardes.

Do outro lado, as quedas em Maringá se concentraram na batata-inglesa, laranja-pera e cebola, que registraram -37,25%, -2,68% e -1,88%, respectivamente.

Sair da versão mobile