Whitetopping. Essa técnica bastante utilizada nos Estados Unidos e Alemanha, tem ganhado cada vez mais espaço no Paraná e já conta com mais de 400 quilômetros em rodovias e estradas estaduais. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando mais ubra obra nesse sentido. Trata-se da restauração em concreto e ampliação da PRC-466 entre Pitanga e o acesso à subestação de Furnas em Manoel Ribas, na região central.
O prazo de execução será de 870 dias, com os primeiros 180 dedicados a estudos, análises e elaboração do projeto executivo de engenharia. Os demais 690 dias serão utilizados para realização dos serviços de restauração e ampliação.
O whitetopping é o recapeamento de pavimentos asfálticos com concreto de cimento portland. É a evolução do conceito de que o recapeamento dos pavimentos asfálticos somente possa ou deva ser feito usando-se materiais da mesma natureza que o da estrutura existente, isto é, com misturas asfálticas.
A origem do termo whitetopping (“cobertura branca”) refere-se à execução da camada de pavimento de concreto, de cor cinza clara, com a função de base e revestimento, colocada sobre um revestimento asfáltico existente, que tem cor escura.
O whitetopping pode ser executado diretamente sobre o pavimento asfáltico, “encaixado” com fresagem ou com a remoção parcial do pavimento existente, que, neste último caso, recebe o nome de inlay.
A solução em whitetopping é vantajosa porque, com o emprego do concreto com funções de revestimento e base, as camadas inferiores ficam sujeitas a esforços muito reduzidos em comparação a um pavimento asfáltico, o que garante sua preservação e maior durabilidade.
Mais vantagens
Maior durabilidade e maior economia, inclusive de combustível e de material rodante, em razão da menor resistência à rolagem e de a temperatura do pavimento de concreto ser mais branda do que a temperatura de outros tipos de pavimento.
Expectativa de vida de serviço de 30 anos no mínimo, com pouca manutenção. Além disso, a aderência dos pneumáticos à superfície do pavimento de concreto é favorecida pela existência das ranhuras artificiais, evitando aquaplanagem e proporcionando menor distância de frenagem.