Edital Cultura Viva: 65% dos Pagamentos Concluídos para Iniciativas do Hip-Hop até Novembro

De Agência EBC

Edital Cultura Viva: 65% dos Pagamentos Concluídos para Iniciativas do Hip-Hop até Novembro

O Ministério da Cultura (MinC) planeja finalizar até o final do ano todos os pagamentos do Edital Cultura Viva: Construção Nacional do Hip-Hop, voltado à valorização dessa cultura. Em novembro, serão pagos mais R$ 2 milhões para 106 iniciativas culturais, elevando o número total de premiados para 212, o que corresponde a 65% das 325 iniciativas contempladas, conforme o Resultado Final do Edital, divulgado em 19 de setembro de 2024.

Os pagamentos, iniciados em outubro, são realizados de acordo com a disponibilidade financeira do MinC, a classificação das candidaturas e suas categorias, além das especificidades regionais. Para o recebimento, é necessário que os dados bancários dos beneficiados estejam corretos e as certidões negativas estejam em dia, verificadas no momento da emissão das Ordens Bancárias pelo setor responsável na Subsecretaria de Orçamento e Planejamento.

O Edital Construção Nacional do Hip-Hop, com um investimento de R$ 6 milhões, celebra os 40 anos do movimento no Brasil e o compromisso do MinC com a valorização dessa cultura, por meio da Secretaria de Diversidade e Cidadania Cultural. Além do prêmio financeiro, as iniciativas selecionadas recebem a certificação de Pontos de Cultura no Cadastro Nacional e passam a integrar a rede Cultura Viva, com acesso a outros fomentos pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Essa iniciativa é fortalecida pelo Decreto nº 11.784/2023, que foca na valorização do Hip-Hop e reconhece seus cinco elementos essenciais: DJing, MCing, Breaking, Graffiti e Knowledge. O decreto visa ampliar o acesso a recursos, formação, intercâmbio e geração de renda para os artistas e coletivos do Hip-Hop.

Para a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, o decreto é um marco legal que inaugura uma nova fase para o fomento ao Hip-Hop, impulsionando iniciativas em diversas regiões do país, como Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que abraçam a causa pelo poder transformador dessa cultura.

I Seminário Internacional Construção Nacional do Hip-Hop

Em continuidade à valorização da cultura Hip-Hop, será realizado o I Seminário Internacional Construção Nacional do Hip-Hop, nos dias 29 e 30 de novembro, em Brasília. O evento, em parceria com o Movimento Construção Nacional Hip-Hop, Unifesp, Funarte, Ministério da Igualdade Racial, entre outros, visa fortalecer o diálogo com lideranças regionais e internacionais, explorando o processo de reconhecimento do Hip-Hop como Patrimônio Cultural do Brasil.

Informações sobre os Pagamentos

Devido ao volume de procedimentos para viabilizar os pagamentos, o MinC informa que não é possível fornecer atendimento individual por telefone ou e-mail aos participantes. Mais informações sobre os pagamentos podem ser acessadas no site: https://www.gov.br/culturaviva

Sair da versão mobile