Os 22.392 estudantes (representando 93,6% do total de inscritos) que compareceram à prova do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), marcaram o menor índice de abstenção, (6,4%) desde 2018, quando apenas 5,7% dos candidatos não foram ao local de prova.
Em cinco horas de avaliação, na tarde de ontem, 1º de dezembro, os estudantes responderam a 40 questões de alternativas múltiplas e a redação, na qual, os candidatos à primeira etapa do PAS tiveram de produzir uma resposta argumentativa sobre a importância da criminalização das práticas de bullying e cyberbullying na sociedade brasileira.
Já os estudantes de segundo e terceiro ano do ensino médio foram desafiados a escrever comentários argumentativos sobre os temas “o colapso da Amazônia” e “o consumo excessivo de conteúdos fúteis nas redes sociais”, respectivamente.
O processo prevê o ingresso dos aprovados em março de 2025, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil – o próximo ano letivo terá início em março e término em dezembro do ano que vem.
Gabaritos disponíveis
O gabarito provisório das questões objetivas das três etapas do PAS está disponível, sendo possível consultar o documento por meio do site do concurso ou do App Vestibular UEM. O resultado final do PAS será divulgado nos mesmos canais, em 31 de janeiro de 2025.
Conforme a Comissão do Vestibular Unificado (CVU), a avaliação transcorreu com normalidade em todos os locais de prova distribuídos pelo estado do Paraná – além de Maringá, foram realizadas aplicações em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama.
Leia mais sobre o PAS e/ou assista entrevista exclusiva abaixo