Enem é encerrado sem ocorrências graves e queda na taxa de abstenção, diz Camilo Santana
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi concluído neste domingo, dia 10 de novembro, em todo o Brasil, com destaque para o aumento nas inscrições e uma maior presença de concluintes do ensino médio público entre os participantes. Camilo Santana, ministro da Educação, e Manuel Palácios, presidente do Inep, informaram que a abstenção foi reduzida em ambos os dias de prova: 73,4% dos inscritos compareceram no primeiro dia e 69,4% no segundo, superando a presença registrada em 2023.
Uma das grandes novidades de 2024 foi o incentivo financeiro Pé-de-Meia, que visa combater a evasão escolar no ensino médio. Estudantes que concluíram o ensino médio e realizaram os dois dias de prova receberão uma parcela adicional de R$ 200.
Inovações Propostas para o Enem 2025
Para 2025, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep estudam novas abordagens, como a possibilidade de usar o Enem para certificação de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, ampliando a certificação além do Encceja. Outra proposta é integrar o Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), permitindo que alunos do terceiro ano do ensino médio façam apenas o Enem para ambas as avaliações, uma medida que busca tornar o processo mais eficiente.
Detalhes da Aplicação e Reaplicação
A edição de 2024 contou com 10.766 locais de prova e foi distribuída em 149.724 salas, em 1.753 municípios de todo o país. Entre as ocorrências, 1.925 participantes foram eliminados, enquanto outros 1.037 tiveram problemas como emergências médicas ou interrupções temporárias de serviços. Para quem foi afetado por problemas logísticos ou doenças, a reaplicação poderá ser solicitada entre 11 e 15 de novembro, com provas marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro.
Os resultados finais do Enem 2024 serão divulgados em 13 de janeiro de 2025, e os gabaritos oficiais estarão disponíveis na próxima semana.
O Papel do Enem no Acesso à Educação Superior
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado tanto por instituições públicas quanto privadas. Além de ser critério para programas como o Sisu, Prouni e Fies, suas notas também possibilitam acesso a instituições portuguesas que têm convênios com o Inep, facilitando a entrada de estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal.